Rodrigo Ednilson de Jesus
Posted on 13. ago, 2013 by ufmgtube in Entrevistas UFMGtube, Humanidades, Saberes Plurais
DADOS TÉCNICOS:
Responsável(s):
Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.
Contato: colaboratorio@ufmg.br
Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Débora Mini (CPINFO/UFMG)
Rubia da Fonseca Duarte (CPINFO/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)
Tema(s): Ações Afirmativas, questão racial
Idioma(s): português
APRESENTAÇÃO
Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG e outras instituições de ensino, refletem sobre a trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os elementos que constituem uma carreira científica.
Tempo:54 :41″
Sumário:
Currículo
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003),Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2011). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de administração Escolar. Coordenador do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Coordenador do Eixo Escola e seus sujeitos do Curso de Formação de Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG. Participa, na UFMG, do NERA/UFMG (Núcleo de Estudos sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas) e do Observatório da Juventude. Tem experiência nas áreas de Políticas de Educação e Diversidade, Sociologia, Educação para as relações étnico-raciais, juventude e escola e representações sociais. Participou também do O Projeto Conexões de Saberes na UFMG, uma proposição do Ministério da Educação, através dos Programas Ações Afirmativas na UFMG e Observatório da Juventude, e com o apoio da PROEX – Pró-Reitoria de Extensão vem sendo desenvolvido nesta universidade desde o início do ano de 2005, tendo como um de seus principais objetivos a promoção de uma real interlocução entre os saberes e práticas universitária e os saberes e práticas de comunidades populares, além de primar pelo fortalecimento da trajetória acadêmica de jovens negros oriundos de espaços populares. Desenvolveu o projeto de pesquisa “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas” em 2012 e Mapeamento dos grupos juvenis da cidade de Teófilo Otoni. Atualmente desenvolve O projeto de extensão Diálogos Afirmativos sobre relações étnico-raciais tem por objetivo aproximar os estudantes negros e negras da UFMG das grandes discussões que envolvem as Ações Afirmativas no Brasil e o processo de formação da identidade negra brasileira. Esse trabalho de formação já vem sendo realizado com os/as estudantes bolsistas do Programa Ações Afirmativas nesses 10 anos de atuação. Inicialmente organizado como grupo de estudos, esse trabalho de formação, realizado uma vez por semana com a colaboração de membros da coordenação e estudantes de mestrado e doutorado vinculados ao Programa Ações Afirmativas da FAE/UFMG, pretende articular saberes produzidos no interior da universidade e em outros espaços de produção de conhecimentos. Neste sentido, a participação, nos encontros de formação, de pensadores e ativistas de movimentos sociais de Minas Gerais criará uma relação de mão-dupla, na medida em que os (as) estudantes também serão incentivados (as) a participar de atividades vinculadas à temática étnico-racial promovidas por estes ativistas e/ou movimentos. (Texto informado pelo autor)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4007632372889566
Links associados:
Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG