Atenção, comunidade! Inscrições abertas para o edital de produtos

Propostas são aceitas até 15 de julho; podem se inscrever docentes e técnicos da UFMG

Estão abertas as inscrições para o edital 05/2022, da Proex, que apoiará o desenvolvimento de produtos extensionistas destinados à educação infantil, básica ou profissional.

Os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade podem inscrever suas propostas, até 15 de julho, por meio do Sistema de Fomento.

O edital, lançado no dia 11 de abril, oferece oportunidade de apoio financeiro para a concepção de diversos produtos, como cartilha, manual, livro, e-book, informativo, jogo ou objeto educativo, produtos audiovisuais, além de websites e aplicativos. Vale destacar que material de consumo e pagamento de pessoa jurídica são os itens financiáveis.

Projeto 1000 Futuros Cientistas também foi um dos contemplados na edição de 2021; iniciativa recebe alunos do ensino básico para conhecer experimentos e laboratórios do Departamento de Química da UFMG | Foto: Foca Lisboa/UFMG

No ato da submissão, os proponentes deverão se apresentar como coordenadores do programa ou projeto.

A atividade dever atender aos conceitos de extensão universitária, conforme preconizado pela Política Nacional de Extensão Universitária (Pneu), e estar cadastrada e atualizada no Sistema de Informação da Extensão (Siex) da UFMG.

Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta.

As submissões serão analisadas e julgadas pela Câmara de Extensão. O resultado preliminar será divulgado em 2 de agosto, e o final, no dia 19 do mesmo mês.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br

Álbum de figurinhas

A edição de 2021 do edital de produtos extensionistas contemplou 30 propostas, que incluiu o álbum de figurinhas Tem Bicho no Parque?, destinado ao público e às escolas do entorno do Parque Estadual do Rio Doce (Perd).

O material traz histórias e ilustrações de espécies típicas da unidade de conservação, que foi a primeira a ser legalmente criada em Minas Gerais.

Encontrado nas versões digital e impressa, o álbum foi fruto do projeto de extensão De Minas para o mundo: orgulho de viver no Parque Estadual do Rio Doce, que elabora materiais educativos sobre a conservação da biodiversidade. Leia notícia relacionada.