Brigadistas se destacam no combate a incêndios florestais na Estação Ecológica

Atuação da Brigada 1 contribui para mitigação dos impactos a flora e fauna do local 

 

Brigadistas voluntários da brigada 1 após o trabalho de rescaldo na área | Foto: EEco/UFMG

Equipe da Brigada 1 após o trabalho de rescaldo na área da EEco em setembro deste ano | Foto: EEco/UFMG

Em tempos de clima seco e altas temperaturas em Belo Horizonte, a Estação Ecológica (EEco/UFMG) conta com ao apoio dos brigadistas florestais voluntários.

A Estação Ecológica mantém uma parceria com a Brigada 1, uma ONG formada por brigadistas com expertise no combate a incêndios no Parque Estadual da Serra do Rola Moça e em outras áreas de preservação ambiental de Minas Gerais.

Atuação e controle

Brigadistas voluntários no combate às chamas do incêndio florestal na EECO / Foto: Divulgação Brigada 1

Brigadistas em combate a incêndio na EEco com auxílio de caminhão-pipa | Foto: Brigada 1

Uma amostra do êxito dessa parceria ocorreu no mês passado, quando a equipe da Brigada 1 atuou, por quatro dias seguidos, no combate a chamas que atingiram a vegetação da Estação Ecológica.

A brigada foi acionada para auxiliar a combater um incêndio no quarteirão 15, no dia 25, por volta das 12h. Nesse trabalho, as equipes da brigada se juntaram ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), ao Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai/UFMG) e aos técnicos da Estação Ecológica.

O incêndio ocorreu próximo à Avenida Presidente Carlos Luz, no bairro Engenheiro Nogueira, em diversos pontos, e chegou a avançar em direção às instalações físicas do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e da Eeco.

As chamas foram controladas com o apoio de uma linha fria técnica que consistiu em molhar, como proteção preventiva, a vegetação adjacente aos prédios. Depois da situação crítica, os brigadistas permaneceram no local para monitorar a área.

Porém, na madrugada do dia 26, os brigadistas e o Corpo de Bombeiros voltaram ao quarteirão 15 para combater novamente as chamas. O fogo voltou a ganhar força, mas o foco principal estava nas áreas já queimadas. Foi realizado o trabalho de resfriamento e monitoramento, e a situação foi controlada, totalmente, no dia 28.

Parceria

A atuação destacada da Brigada 1, na Estação Ecológica da UFMG, ocorre desde 2019. A Eeco e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) agradecem aos brigadistas florestais voluntários por essa parceria de sucesso e pela competência, diligência e dedicação com que realizam o trabalho de proteção de uma das maiores áreas verdes preservadas de Belo Horizonte.

Conheça mais sobre o trabalho da Brigada 1 pelo site e redes sociais.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex