Com participação qualificada, Escola de Verão contribui para a pauta dos direitos humanos

Curso de extensão da AUGM e UFMG deixa grandes ensinamentos e lições para a agenda em prol da dignidade humana 

 

Escola de Verão Direitos Humanos - AUGM Proex UFMG

Curso teve a participação de alunos diversos da comunidade interna e externa da Universidade | Foto: Comunicação Proex UFMG

A terceira edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, realizada no campus Pampulha de 13 a 17 de fevereiro de 2023, reuniu palestrantes da UFMG e de outras universidades públicas vinculadas à Cátedra de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

A AUGM promoveu o evento em parceria com a Universidade dos Direitos Humanos (UDH) da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Os participantes saíram revigorados depois de uma semana intensa de aulas ricas e provocativas sobre temas relevantes afeitos ao campo dos direitos humanos, como igualdade de gênero e raça, democracia, direitos de pessoas com deficiência, segurança pública, entre outros.

“Eu adorei todas as palestras; foi um grande aprendizado para mim. Algumas, porém, me ‘tocaram’ mais, como a sobre políticas públicas em direitos humanos e a abertura sobre pessoas em privação de liberdade”, avalia a assistente social Thamara Rocha.

As colegas Valéria Emília e Maria do Carmo se uniram para aprender e difundir conhecimentos sobre o assunto | Foto: Comunicação Proex UFMG

O sentimento de satisfação foi partilhado também pela psicóloga e professora Maria do Carmo Teixeira, de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte. “Fiquei realmente encantada e enriquecida. Atuo em instâncias representativas de defesa dos direitos humanos em Minas Gerais e vou levar para lá a experiência”, afirma Maria do Carmo.

A colega dela, Valéria Emília, ressalta que pretende aplicar o aprendizado na sua área de atuação, que é Gestão de Desenvolvimento de Pessoas. “Os conhecimentos vão me auxiliar na capacitação em direitos humanos com servidores da Prefeitura de Belo Horizonte”, disse a participante.

Acolhimento de pessoas com deficiência

A Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos teve, dentre os alunos, pessoas com deficiência.

Kaique Wesley Ferreira do Nascimento, que cursa Direito na UFMG e tem deficiência visual, ressalta que o curso “trouxe uma perspectiva ampliada sobre os direitos humanos, sociais e culturais, assuntos que não aparecem na mídia tradicional, principalmente a palestra sobre direitos humanos e pessoas com deficiência”.

Os colegas João Victor Ruas e Kaique Wesley do Nascimento (Escola de Verão Direitos Humanos AUGM e UFMG Foto- ProexUFMG

Os colegas João Vitor Ruas e Kaique Wesley do Nascimento: encontro e acolhida na Escola de Verão | Foto: Comunicação Proex/UFMG

Essa palestra específica esteve na programação da Escola de Verão e foi ministrada na quarta-feira, dia 15 de fevereiro, pelas professoras da Universidad de Mar del Plata Maria Laura Tejon e Julieta Villa (assista a vídeo das palestrantes). A palestra foi também esperada com grande expectativa por João Vitor de Castro Ruas, colega de Kaique no curso de Direito, que também tem deficiência visual.

“No Brasil, apesar de 14% da população ter algum tipo de deficiência, esse assunto é muito negligenciado. Além disso, esse é um dos poucos cursos de extensão em que fui bem acolhido, porque, na maioria das vezes, quando manifesto interesse em participar de um curso e relato minha deficiência visual, nem obtenho respostas, ou então dizem assim: ‘tudo bem, você é cego, vai ter tradução em Libras’”, afirma João Victor. Ele participou ativamente das atividades propostas pelos palestrantes e contribuiu com reflexões nos momentos de intervenções de alunos.

Turma da psicologia na Escola de Verão em direitos Humanos Foto Proex UFMG

Participação de graduandos de Psicologia da UFMG | Foto: Comunicação Proex UFMG

Desafio

No último dia da escola, a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, comentou a “qualidade dos  participantes”.

Ela acrescentou que “a semana deixou claro o tamanho do desafio dos direitos humanos e mostrou que a educação em e para os direitos humanos tem que ser formada por uma rede de iniciativas. Temos de estar em todas as frentes para promovê-los e defendê-los”.

A Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos ocorreu de forma presencial no campus Pampulha da UFMG, no CAD 2 (Auditório A2). Os certificados foram disponibilizados aos participantes que tiveram participação em 75% das atividades (oito aulas).

Os vídeos relativos às aulas ministradas estão disponíveis no YouTube da Pró-reitoria de Extensão.

Outras informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br