Comunicação é processo de escuta e coexistência com diferentes pontos de vista

Professor da UFMG debate direito humano à comunicação

na Escola de Verão 

 

Palestra aconteceu no encerramento da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos | Foto: Comunicação Proex UFMG

Palestra aconteceu no encerramento da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos | Foto: Comunicação Proex UFMG

As novas tecnologias de informação e comunicação deram a pessoas comuns o direito de informar e influenciar milhares ou até milhões de outras pessoas. Antes, esse poder era atribuído apenas à mídia tradicional (rádios, jornais, revistas, TVs). Mas será que, num mundo praticamente imerso nas redes sociais on-line, é possível mesmo exercer o direito à liberdade de expressão?

No dia 17 de fevereiro, a Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos debateu o assunto na aula “Comunicação para os direitos humanos”, que foi ministrada pelo professor do Departamento de Comunicação Social (Fafich/UFMG) Juarez Guimarães Dias.

O docente tratou o tema de forma simples e didática e levou os participantes a refletir profundamente sobre liberdade, privacidade, democracia, diversidade, alteridade, fake news, desinformação. “Comunicação não é só para especialistas”, defendeu o professor.

Ele sublinhou que comunicação não se limita à informação. Vai além disso. “Significa troca e diálogo; falar do lugar do outro, discutir, concordar, discordar. É um processo de escuta e coexistência com a contradição e diferentes pontos de vista”.

Democracia e comunicação

Professor Juarez Guimarães: comunicação como processo | Foto: Comunicação Proex UFMG

Juarez Guimarães disse que “devemos lutar pela democracia todos os dias. Mas não há democracia sem direito à comunicação e à informação. A democracia é em essência comunicação”.

O palestrante considerou que “a liberdade de expressão se encontra articulada com outros direitos e, por isso, sofre limites quando fere o direito e a dignidade do outro”. O docente ainda defendeu o “letramento midiático e digital” para que as pessoas lidem melhor com as redes sociais.

Aprendizado para a vida

Thamara: comunicação não é só rede social | Foto: Comunicação Proex UFMG

Thamara: comunicação não é só rede social | Foto: Comunicação Proex UFMG

A assistente social Thamara Rocha diz que teve a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o tema: “Percebi que comunicação não é só rede social. Ela (comunicação) é possibilidade de diálogo, abertura para a escuta. Vou levar isso para o relacionamento com família e outras pessoas”.

A aula “Comunicação para os direitos humanos” ocorreu no último dia da Escola de Verão – Educação em Direitos. O curso de extensão, realizado de 13 a 17 de fevereiro de 2023 no campus Pampulha da UFMG, é uma promoção da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Confira a programação completa.