Criação de atividades é tema de oficina do curso “Extensão acadêmica na prática”

Participantes discutiram cadastramento e proposição de atividades e esclareceram dúvidas com a PROEX

Oficina: Tenho uma ideia, como faço para transforma-la em atividade de extensão? | Foto: Comunicação Proex

Docentes e técnicos tiraram dúvidas e trocaram experiências sobre a criação de atividades de extensão | Foto: Comunicação Proex

Na terça-feira, 16 de maio, ocorreu a segunda oficina do curso Extensão Acadêmica na prática, com o tema Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de extensão?

A oficina ocorreu na Estação Ecológica da UFMG, área de proteção ambiental do campus Pampulha.

Oferecida pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH), a oficina teve como objetivo fortalecer a dimensão acadêmica da extensão e capacitar servidores em relação aos conceitos e normativas da extensão na UFMG.

Os docentes e técnico-administrativos compartilharam experiências e tiraram diversas dúvidas sobre procedimentos e trâmites relacionados à criação de uma atividade de extensão.

Professor Ayran Nicodemo Oliveira, escola de música | Foto: Comunicação Proex

Professor Ayran Nicodemo Oliveira (em pé), da Escola de Música/UFMG | Foto: Comunicação Proex

Um dos participantes foi o docente Ayran Nicodemo Oliveira, da Escola de Música da UFMG, que já colaborou em projetos de extensão, porém, nunca foi o coordenador. “Tenho algumas ideias que eu queria levar para outros setores da sociedade, mas, antes, é preciso entender as etapas necessárias para propor uma ação. Em seguida, por a mão na massa”, destacou Ayran.

O técnico-administrativo Fábio Gustavo da Silva Souza faz parte do projeto Megafone das lutas socioambientais, da Escola de Arquitetura. Ele também se inteirou melhor das questões administrativas. “Quero ser um multiplicador de informação na minha unidade”, contou, referindo-se às diversas perguntas que professores já fizeram a ele sobre o assunto.

Formação em Extensão

Discussão sobre nova normativa de extensão | Foto: Comunicação Proex

Outro assunto discutido foi o contexto atual de mudança geral nos currículos acadêmicos (denominada, na UFMG, Formação em Extensão Universitária – FEU).

Todos os 91 cursos de graduação da Universidade estão em processo de adequação à normativa que estabeleceu 10% de carga horária obrigatória para atividades de extensão.

Cada colegiado determinará o funcionamento da nova norma dentro dos projetos pedagógicos. A proposta é que uma disciplina ofertada possua vínculo com uma atividade de extensão, e os alunos matriculados na disciplina também participem do projeto.

Próximas oficinas

curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática é uma atividade gratuita e destinada a docentes e técnico-administrativos da Universidade. Os quatro encontros serão realizados toda segunda terça-feira de cada mês, das 14h às 18h, na Estação Ecológica da UFMG. A primeira oficina ocorreu no dia 11 de abril e teve como tema: O que eu faço ou pretendo fazer é Divulgação Científica?

As demais oficinas são: Do que se trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir? (dia 13 de junho); e Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da Proex? Como é o processo de avaliação da extensão na UFMG? (dia 11 de julho).

As demais informações estão nesta apresentação.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex