Divulgação científica abre curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática

Participantes debateram a prática da divulgação científica na Universidade

Imagem da oficina O que eu faço é divulgação científica? Foto: Proex UFMG

Docentes e técnicos se inteiraram sobre a divulgação do conhecimento produzido pela UFMG| Foto: Comunicação Proex

Na terça-feira, dia 11 de abril, a oficina O que eu faço ou pretendo fazer é Divulgação Científica? abriu as atividades do Curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática. A formação é oferecida à comunidade da UFMG pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH).

Os cursistas, a maioria docentes e técnico-administrativos recém-contratados pela Universidade, tiraram dúvidas e esclareceram pontos importantes sobre a prática da divulgação científica na UFMG e sobre o desafio de dar visibilidade aos conhecimentos produzidos dentro da instituição, sobretudo aqueles que resultam em benefícios à sociedade.

Foto da Professora Simone: Experiência e inserção na extensão | Comunicação Proex

Professora Simone: experiência e inserção na extensão | Foto: Proex UFMG

A oficina ocorreu na Estação Ecológica da UFMG, área de proteção ambiental do campus Pampulha.

Uma das participantes foi a docente Simone de Araújo Medina, da Faculdade de Farmácia, que ingressou em 2019. “Vou levar a experiência adquirida para minha unidade e ajudar no processo de inserção dos alunos na extensão”, disse.

Os Técnico-administrativos em Educação (TAE) também se mostraram entusiasmados com a possibilidade de se qualificar sobre extensão universitária. “É uma excelente oportunidade de aprofundar esses conhecimentos”, avaliou Marina Araújo, que é TAE da Escola de Música  e extensionista no Ars Nova – Coral da UFMG.

Foto de Marina: Aprofundar os conhecimentos sobre extensão

TAE Marina: aprofundar conhecimentos sobre extensão | Foto: Proex UFMG

Interação e diálogo

A diretora de Divulgação Científica (DDC/Proex), Débora Reis, explicou o escopo de atuação da divulgação científica e seu contexto atual na Universidade.

Débora, que é também professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e coordenadora do projeto de extensão e de divulgação científica Universidade das Crianças, afirmou que é fundamental fazer distinção entre comunicação científica e divulgação científica.

“São conceitos diferentes. A comunicação científica é a difusão do conhecimento especializado, geralmente restrito a um grupo social, como ocorre nas prestigiosas revistas de publicação artigos científicos. Por outro lado, a divulgação científica vai além da difusão desse conhecimento. Ela busca também democratizar conhecimentos, em todas as áreas, para um público não especializado”.

A diretora salientou que “a divulgação científica envolve processos de diálogo, em que a Universidade não apenas leva conhecimento para fora, mas também traz conhecimentos para dentro da instituição. E nesse diálogo, há também produção de conhecimento”.

Foi destacado também a importância da transversalidade nessa área, da interdisciplinaridade, da linguagem utilizada, dos saberes não acadêmicos, da busca do desenvolvimento do espírito crítico, entre outros aspectos fundamentais que devem ser considerados por todos aqueles buscam fazer divulgação científica e democratizar resultados, informações e conhecimentos para a população em geral.

Próximas oficinas

A segunda oficina do curso será realizada no dia 16 de maio, com o tema Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de extensão?. As inscrições podem ser feitas de 18 a 28 de abril, neste formulário eletrônico.

As demais oficinas são: Do que se trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir? (dia 13 de junho); e Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da Proex? Como é o processo de avaliação da extensão na UFMG? (dia 11 de julho).

As demais informações do Curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática podem ser obtidas nesta página.