Em mostra virtual, estudantes vislumbram universo de oportunidades aberto pela UFMG

Mostra Sua UFMG será realizada de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, com atividades virtuais

 

Identidade visual da edição 2022 da Mostra Sua UFMG | Divulgação UFMG

O evento terá programação virtual ao vivo sobre os 91 cursos de graduação ofertados pela Universidade. Estudantes de todo o Brasil e as escolas de educação básica podem se inscrever neste link.

Nesta edição, a mostra será transmitida pelo canal da UFMG no Youtube e traz muitas novidades, como a inclusão de 13 mesas para bate-papo com os representantes de todos os cursos. Essa foi uma demanda dos próprios participantes da edição anterior do evento, que registrou mais de seis mil inscritos e 33 mil acessos ao site.

Além disso, serão realizadas quatro mesas virtuais com temas diversos, “relacionados à experiência de viver e construir a UFMG”, quando os visitantes serão informados pelos gestores sobre políticas de assistência estudantilações afirmativas e acessibilidade e inclusão, que contribuem para a inclusão e permanência dos estudantes na Universidade.

Atividades assíncronas 

Mostra presencial em 2019: visita aos laboratórios será substituída por mesas de bate-papo com representantes de cursos | Raphaella Dias/UFMG

A mostra vai começar no dia 31 de janeiro, mas já está ofertando atividades assíncronas abertas para toda a comunidade. Em formato virtual e gratuito, a programação inclui uma exposição interativa, passeios virtuais imersivos, depoimentos, um jogo para apresentar o universo da UFMG e minicursos ofertados por professores da maior universidade de Minas Gerais.

Exposição interativa – Através de um passeio imersivo na galeria de artes do saguão da Reitoria, com exposição de quadros artísticos e esculturas 3D de prédios da UFMG, a Mostra propõe uma “visita” a imagens estilizadas de diversas unidades da instituição.

O artista e designer Alex Lutkus explora livremente a relação entre espacialidade e cor, de maneira a transformar os ambientes arquitetônicos da Universidade, territórios de saber, em contornos estéticos repletos de ritmo e poesia. É possível passear por entre as imagens em 2D e 3D, conversar com outros visitantes e deixar comentários.

Narrativas 360º – Fotografias e passeios virtuais imersivos em vídeos transportam o visitante para o universo da UFMG. A atividade conta ainda com depoimentos de ex-alunos, professores e funcionários sobre suas lembranças relacionadas à Universidade.

Passeios Aéreos – Que tal observar a Universidade bem lá do alto? Por meio de imagens captadas via drone, a Mostra amplia as possibilidades do “visitante virtual” com a oferta de passeios aéreos.

Jogo #EunaUFMG – Assim como no ano anterior, a UFMG propõe aos estudantes uma descoberta divertida e gamificada de seu universo acadêmico. Em um jogo interativo e repleto de desafios, é possível conhecer tudo o que a Universidade oferece: conhecimento, descobertas, oportunidades e lazer.

Minicursos

Seis opções de minicursos já estão em oferta assíncrona na página da Mostra Sua UFMG. Ministrados por professores da Universidade, os cursos são gratuitos e possuem diferentes níveis de exigência prévia de conhecimento.

Estão disponíveis: Produção de Podcast; Estamparia digital: desenho de estampa floral; Dialogando com as Rochas; Edição e Montagem de áudio em computadores e celulares; Gestão do Tempo; Crônicas para as redes sociais.

Plataforma permanente

plataforma virtual, que tem caráter permanente, agrega-se à Mostra para atender à demanda dos próprios estudantes, especialmente de outros estados brasileiros, que durante o ano buscam informações sobre o ensino de graduação na Universidade.

No site estão disponíveis informações como as formas de ingresso, os programas de apoio à assistência e permanência estudantilsaúde mentalformação transversal e complementarintercâmbios e estágios.