Escola de Verão em direitos humanos reflete sobre igualdade de gênero e raça

Aula contribui para empoderar participantes acerca das relações entre gênero e raça

aula foi ministrada por Paula Gonzaga e Lisandra Moreira, docentes do Departamento de Psicologia da UFMG

Aula foi ministrada por Paula Gonzaga e Lisandra Moreira, docentes do Departamento de Psicologia | Foto: Proex UFMG

O estudante de pós-graduação em Linguística na Faculdade de Letras (Fale) da UFMG Jonatas Henrique foi um dos participantes da aula Educação para a Igualdade de gênero e raça, da Escola de Verão – Educação em Direitos. Ele, homem negro, reconhece que, desde que ingressou na Universidade, ainda como graduando, tem percebido mudanças quanto à diversidade na instituição.

Jonatas Henrique: “Mais mulheres negras e pardas na Universidade” | Foto: Proex UFMG

“Percebo que existem, hoje, muitas mais mulheres negras e pardas na UFMG. Mas temos muito a avançar, dentro e fora do ambiente acadêmico. Essa discussão na Escola de Verão é oportuna e contribui para aumentar o grau consciência social sobre o assunto e levá-lo para fora da Universidade”, disse o estudante.

Interseções entre gênero e raça

A aula ocorreu na terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2023, e foi ministrada por Paula Gonzaga e Lisandra Moreira, docentes do Departamento de Psicologia da UFMG.

Elas discutiram sobre colonialidade de gênero, raça, classe, mercado de trabalho, mortalidade materna, violências, feminicídio, sistema de gênero moderno e colonial no Brasil e América Latina, políticas de Estado, entre outros aspetos fundamentais para compreensão da temática.

A professora Paula Gonzaga observa que há uma “deslegitimação” das mulheres nas diversas esferas sociais, em especial as não brancas. “Isso acontece, por exemplo, nos espaços de saber ou quando elas conquistam lugares e espaços ‘importantes’ na sociedade”. A docente acrescentou que “é necessário entender as relações de gênero e raça de forma indissociável”.

Ao comentar a violência sexual e o feminicídio alarmantes no Brasil, a professora Lisandra Moreira defendeu “a urgência das políticas públicas de enfrentamento à violência, já que elas produzem impacto significativo na proteção às mulheres”.

As discussões da aula foram enriquecidas com reflexões e analogias do filme “Jibaro”, exibido no encontro. O episódio, da série Love Death + Robots, traduzido como “Fazendeiro”, foi adaptado do clássico da mitologia grega O Canto da Sereia. Nele, após matar um pequeno exército com sua dança, a criatura se envolve com o único sobrevivente, um cavaleiro surdo imune aos seus encantos, e a rápida relação entre eles toma um rumo trágico.

A Escola de Verão – Educação em Direitos acontece de 13 a 17 de fevereiro no CAD2, no campus Pampulha da UFMG. O curso de extensão é promovido, em sua terceira edição, pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a pró-reitoria de Extensão da UFMG.

A programação completa está no nosso site.