Inscrições abertas para nova edição do PBEXT

Até 12 de julho, docentes e técnicos podem inscrever propostas de programa, projeto ou curso de extensão

Projeto ‘Nepced na Escola’, da FaE/UFMG, que promove visitas a escolas de BH e região metropolitana, foi uma das atividades contempladas| Foto: Nepced na Escola

Projeto de extensão ‘Nepced na Escola’, da FaE, foi uma das atividades aprovadas na última edição do PBEXT | Foto: Nepced na Escola

A nova edição PBEXT (edital 01/2023) vai apoiar programas, projetos e cursos e extensão desenvolvidos por servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG.

As propostas aprovadas vão ser beneficiadas com bolsas de extensão em duas modalidades: PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa.

As inscrições estão abertas até 12 de julho de 2023 (às 17h) pelo Sistema de Fomento da PROEX.

Bolsas

As bolsas terão vigência de 12 meses (março de 2024 a fevereiro de 2025) no valor de R$ 700,00. Elas serão destinadas a estudantes de qualquer curso de graduação da Universidade.

A bolsa na modalidade PBEXT será oferecida a graduandos em geral; a modalidade PBEXT Ação Afirmativa é aberta exclusivamente a graduandos classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) ou que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas.

Submissões

O proponente (docente ou técnico) deve ser o coordenador do programa, projeto ou curso de extensão.

No momento da submissão, as propostas devem contar com status ativo no Sistema de Informação da Extensão (Siex).

As propostas serão analisadas de acordo com os critérios estabelecidos no edital e julgadas pela Câmara de Extensão.

O resultado preliminar será publicado no dia 30 de novembro de 2023. O resultado final está previsto para 15 de dezembro.

Leitura pública

Na quarta-feira, dia 21 de junho, às 14h, a Pró-reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Avaliação e Fomento da Extensão (Dafe), promoverá a leitura pública do edital pelo YouTube da PROEX.

A live tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão de propostas no Sistema de Fomento, critérios de elegibilidade, preenchimento e acompanhamento das submissões, entre outros aspectos referentes à nova edição do PBEXT.

No ano passado, o programa apoiou 261 atividades de extensão da UFMG e concedeu 648 bolsas. Confira notícia.