Palestra enfoca a força coletiva na construção dos direitos humanos

Peça teatral montada pelo público suscita reflexões sobre políticas públicas em direitos humanos

De forma lúdica, alunos se conscientizam da importância da coletividade na promoção dos em direitos humanos Foto - Comunicação Proex UFMG

De forma lúdica, alunos se conscientizaram da importância da ação coletiva | Foto: Comunicação Proex UFMG

A Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos debateu a efetividade das políticas públicas em direitos humanos no dia 16 de fevereiro, em palestra ministrada pela professora da Faculdade de Direito da UFMG e coordenadora do programa de extensão Polos de Cidadania, Maria Fernanda Repolês.

Os participantes aprenderam sobre direitos das minorias e construção de políticas voltadas especialmente para as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social, como a população em situação de rua, atingidos pelas atividades mineradoras e os moradores das periferias.

A professora explicou que o aspecto coletivo – que é intrínseco às políticas públicas – é muitas vezes desconsiderado da formulação e implantação das políticas. “É preciso dizer o óbvio: políticas públicas é um trabalho coletivo. Contudo, principalmente nos últimos sete anos, não houve a construção coletiva de políticas em direitos humanos no nosso país”, avaliou a palestrante.

Peça coletiva

Os alunos foram convidados a montar e apresentar uma peça de teatro. A proposta era que cada “ator”, à sua maneira, fizesse movimentos e barulhos mútuos e complementares com o objetivo de montar uma “máquina”. Ao fim, o resultado surpreendeu a todos, que, de forma divertida e inusitada, tiraram lições relevantes da atividade.

“Cada um nós exerce um papel importante na sociedade. Mas todos juntos podemos fazer as mudanças que tantos almejamos”, afirma a estudante do curso de graduação em Letras (licenciatura) da UFMG Maria Luíza Faria.

A estudante ressaltou a importância da experiência para sua formação como professora. “Acho que sala de aula e direitos humanos têm tudo a ver. Futuramente, vou ter que lidar com diferentes situações, conviver com alunos de várias realidades, escutar o outro. O que aprendi aqui será muito importante”.

Maria Luiza Faria: "Contribuição para minha formação como professora" | Foto: Comunicação Proex UFMG

Maria Luíza: “Contribuição para minha formação como professora” | Foto: Comunicação Proex UFMG

Segundo a professora Maria Fernanda, a peça teatral proposta foi inspirada na obra Jogos para atores e não atores, do dramaturgo Augusto Boal, e ajuda a refletir, por exemplo, acerca das relações entre corpo e políticas públicas. “O pensar é importante, mas os corpos precisam também se mover e sentir para a ‘coisa acontecer'”, disse a professora.

Maria Fernanda Repolês: "Precisamos sentir a política pública" | Foto: Comunicação Proex

Maria Fernanda Repolês: “Sentir a política pública” | Foto: Comunicação Proex

A aula Direitos humanos e políticas públicas fez parte da programação da Escola de Verão – Educação em Direitos. O curso de extensão, realizado na UFMG (CAD2), de 13 a 17 de fevereiro, é uma realização da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e da pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Confira programação completa.