Papel das forças segurança é debatido na Escola de Verão em direitos humanos

Palestra destaca importância da formação do policial e do pensamento crítico em direitos humanos

Aula acorreu no penúltimo dia do curso de extensão de educação em direitos humanos | Foto: Comunicação Proex

Aula acorreu na UFMG no terceiro dia da Escola de Verão em direitos humanos | Foto: Comunicação Proex UFMG

Os Desafios da formação das forças de segurança foi tema da aula do professor Ricardo Barbosa, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, na quarta-feira, dia 15 de fevereiro, no CAD2 (campus Pampulha da UFMG).

Foram discutidos a formação e a atuação das corporações de segurança sob a perspectiva dos direitos humanos, violência policial, desmilitarização da polícia, desigualdade, conscientização social, contribuição das universidades e demais instituições de ensino nesse processo. “O desafio é formar o policial de forma mais integral. Essa é uma discussão que devemos debater com mais afinco na sociedade”, defendeu o palestrante.

O docente provocou os participantes a construir, coletivamente, sugestões de como assegurar que as forças de segurança estejam a serviço da pólis, da sociedade. Os alunos de diferentes de visões de mundo deram suas contribuições e lançaram novas reflexões ao debate.

“A mudança que queremos no mundo começa aqui”, disse o professor. “Talvez reformar as instituições não seja suficiente em uma sociedade estruturalmente desigual. A gente tem que reinventar a sociedade, um novo contrato social, reconceitualizar os direitos humanos. Esse novo projeto de sociedade perpassa por este espaço, formando um pensamento crítico”, completou.

Multiplicar conhecimentos

Leonardo Mendes da Silva: “Vou realizar palestras nas escolas” | Foto: Comunicação Proex UFMG

O líder comunitário Leonardo Mendes da Silva, de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi um dos participantes da aula. Como presidente da Associação Comunitária do Bairro Cabral, Cândida Ferreira e Adjacências, Leonardo conta que quer multiplicar os conhecimentos adquiridos.

“A participação na Escola de Verão é uma oportunidade para contribuir para meu trabalho na associação. Pretendo realizar palestras nas escolas para multiplicar esses conhecimentos”, afirmou Leonardo. Ele destacou ainda que discutir sobre direitos humanos é também “aprender sobre as questões de igualdade, liberdade e respeito ao outro, considerando as questões coletivas e individuais”.

A aula Desafios da formação das forças de segurança ocorreu no terceiro dia da Escola de Verão – Educação em Direitos. O curso de extensão, realizado de 13 a 17 de fevereiro 2023 no CAD2 (Auditório A2), é uma realização da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Confira a programação completa.

Assista também a este vídeo, em que o professor Ricardo Babosa aborda a temática.