Proex faz balanço da gestão e debate ações com os Cenex para fortalecer a extensão

Encontro reafirmou a importância da consolidação de uma cultura extensionista na Universidade

Gestão da Proex frisou os avanços e as perspectivas da extensão da UFMG | Foto: Eduardo Maia/Proex

Encontro apontou avanços e perspectivas da extensão da UFMG | Foto: Eduardo Maia/Proex

A Pró-reitoria de Extensão se reuniu na tarde de segunda-feira, dia 11 de março de 2024, com os Colegiados de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas e especiais da UFMG.

O encontro, realizado no Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face/campus Pampulha), fez um balanço da gestão da Proex entre 2022 e 2023, apresentou resultados e avanços obtidos no período e discutiu perspectivas para o segundo biênio (2024-2026).

A pró-reitora, professora Claudia Mayorga, destacou que “avaliar esses dois anos é muito importante para sabermos onde estamos e aonde queremos chegar. E vocês, Colegiados de Extensão, são fundamentais nesse processo”.

O evento, que contou também com a participação da pró-reitora adjunta de Extensão, professora Janice Amaral, propiciou o compartilhamento de informações entre docentes, coordenadores, secretários dos Cenex, que ainda apresentaram sugestões à Proex.

Fortalecimento permanente

Foram apresentados avanços que estão em sintonia com as metas da gestão 2022-2026 para fortalecer permanentemente a extensão como dimensão acadêmica.

Os avanços incluem a atuação ativa da Câmera de Extensão, a consolidação dos Cenex como colegiados acadêmicos, a revisão de normativas, o incremento e diversificação de editais de fomento, as parcerias com as políticas públicas, as ações em rede e o fortalecimento da agenda pelos direitos humanos.

A professora Claudia Mayorga ressaltou a parceria exitosa entre a Proex e os Cenex por meio do diálogo, escuta, contato estreito com diretores de unidades, atendimento continuado, o 1º Encontro CENEX e outras ações.

Entre as perspectivas, foram discutidos a consolidação de uma cultura extensionista na UFMG, a interiorização da extensão, a democratização da Universidade, a formação cidadã e crítica dos estudantes e o aprofundamento do compromisso social da Universidade via extensão universitária.