Foto: Foca Lisboa/UFMG

Congresso internacional une ciência, biodiversidade e sustentabilidade

Nos dias 4 a 6 de junho, a UFMG recebeu a segunda edição do Congresso Internacional de Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade (ScioBioSus) no campus Pampulha. Durante o evento, cientistas, estudantes e o público em geral puderam trocar experiências relacionadas às temáticas trazidas pela 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27), realizada em novembro de 2022, como a divulgação de novas tecnologias, pesquisas científicas, políticas públicas e colaboração internacional. 

Reunidos na COP 27, lideranças, pesquisadores e ambientalistas do mundo inteiro discutiram a gravidade do desafio climático global e as dificuldades enfrentadas na preservação de terras indígenas. Dando continuidade a essa discussão, o ScioBioSus contou com mesas-redondas, sessões e apresentações de trabalhos vinculados à tríade Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade. Uma das mesas, sobre Biodiversidade, cultura e conhecimento tradicional, discutiu a relação entre saberes das comunidades tradicionais e a biodiversidade. 

Outro destaque do 2º Congresso Internacional de Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade 2023 foi a participação de pesquisadores das instituições que compõem a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), presidida pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. O grupo reúne 41 universidades de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. 

A data do evento foi escolhida por sua proximidade com o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para alinhar a programação com a  celebração no dia 5 de junho, o ScioBioSus forneceu sessões nos diferentes eixos do congresso: Produtos naturais; Serviços ecossistêmicos e inovação alimentar; Desafios ecológicos, urbanos e sociais das mudanças climáticas; Pesquisa inovadora para as necessidades humanas atuais; Educação, pesquisa e cooperação internacional para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável; entre outras.

Para outras informações sobre a programação, confira o website do evento. Leia mais sobre o congresso em matéria publicada pelo Portal UFMG.

Mais sobre o ScioBioSus

Realizado pela primeira vez em 2019 com o objetivo de lançar um olhar multidisciplinar sobre a relação entre biodiversidade e sustentabilidade, o ScioBioSus é um dos projetos que exprime o compromisso da Universidade com as práticas sustentáveis dentro e fora do contexto institucional. Embora seja focada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UFMG abriga um valioso patrimônio natural, composto de áreas como a Estação Ecológica e o Museu de História Natural e Jardim Botânico. 

Nesse sentido, a fim de integrar as multiplicidade de áreas do conhecimento à necessidade da sustentabilidade latente, foi criado o programa UFMG Sustentável, ação institucional que tem o objetivo de divulgar ações relacionadas à sustentabilidade nos campi da Universidade. Acompanhe as ações nesse campo no site UFMG Sustentável.