Caro (a) estudante,
Seja bem-vindo (a) à Universidade Federal de Minas Gerais, a sua UFMG!
Ingressar em uma universidade representa o início de uma vida nova, a entrada em um universo de múltiplas possibilidades. E a UFMG tem um lema, em latim, que traduz esse espírito: Incipit vita nova, uma vida nova principia.
Foi essa máxima que inspirou os fundadores da Universidade, em 1927, e continuou inspirando as gerações seguintes. A cada período letivo, a chegada de estudantes como você traz frescor e esperança para o ambiente acadêmico, mantendo um círculo virtuoso que é a base de nossa existência.
A UFMG vive a contagem regressiva de seu primeiro centenário, que será comemorado em setembro de 2027. Nossa universidade é, ao mesmo tempo, “uma senhora” – para os padrões do Brasil, onde o sistema universitário foi instituído tardiamente –, e “uma adolescente” – para os padrões europeus, com suas universidades seculares.
Madura ou jovem, a depender do ponto de vista, o que não se discute é sua forte presença na vida das nossas cidades (sobretudo em Belo Horizonte, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Diamantina e Tiradentes), do nosso estado e do nosso país. É uma universidade pública de qualidade, plural, diversa e inclusiva, que nos enche de orgulho – e temos certeza de que você também sentirá orgulho dela.
Os próximos quatro, cinco anos de sua vida serão vividos em nossos campi, salas de aula, laboratórios e outros espaços de convivência. Aqui, você terá a oportunidade de viver a experiência de uma travessia importante para sua formação como pessoa e profissional. Como lembrou o escritor Guimarães Rosa, um dos alunos mais ilustres da UFMG, “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. E é essa travessia que ditará os rumos de sua formação. Uma das melhores universidades do Brasil, reconhecida em avaliações nacionais e internacionais, a UFMG, além de oferecer uma educação de qualidade, promove uma relevante formação cidadã, marcada pela interação com a sociedade, outros saberes e concepções de mundo, e oferece um ambiente diverso, acolhedor e instigante.
Nesta instituição, que começa a fazer parte de sua vida, você passará os melhores anos da sua jornada. E, independentemente dos rumos que sua vida possa tomar, temos certeza de que você levará a UFMG consigo para onde for, cumprindo uma espécie de profecia feita pelo historiador José Murilo de Carvalho, outro filho ilustre: “Da UFMG, a gente não sai, nem nunca quer sair”.
Uma vez UFMG, sempre UFMG! A partir de hoje, você é e será sempre UFMG!
Sandra Regina Goulart Almeida (Reitora)
Alessandro Fernandes Moreira (Vice-reitor)