Caro (a) estudante,

Seja bem-vindo (a) à Universidade Federal de Minas Gerais, a sua UFMG!

É com alegria que, carinhosamente, recebemos você para o início de uma trajetória que, acreditamos, será uma experiência de vida cidadã e transformadora, de crescimento acadêmico e também profissional. 

Incipit vita nova – expressão latina que, em português, significa “infunde vida nova” – é o lema dos pioneiros que fundaram a UFMG em 1927. A cada período letivo, o teor desse lema é renovado com a chegada de novos estudantes, que trazem frescor e esperança para o ambiente acadêmico.

Em 2022, essa mensagem ganhou novo sentido com a retomada integral das atividades acadêmicas presenciais. Durante dois anos, tivemos de nos distanciar fisicamente para nos proteger e proteger o outro – um gesto que trouxe muitos desafios para a nossa comunidade. Agora, em condições bem mais favoráveis, com o processo de imunização avançado e a situação epidemiológica mais controlada, voltamos a nos encontrar. O convívio nos ambientes físicos é fundamental para garantir a qualidade do ensino e para reforçar os laços sociais e afetivos com a nossa UFMG e toda a comunidade universitária.

Você ingressa na UFMG em um momento especial de nossa história. No próximo dia 7 de setembro, a Universidade completa 95 anos de fundação, a mesma data em que o Brasil celebra 200 anos de independência. Não se trata de efemérides coincidentes. A UFMG materializou, de forma tardia, o sonho acalentado pelos inconfidentes de instalar uma universidade no Brasil. Qualquer projeto de nação soberana está condicionado à existência de universidades fortes, autônomas e geradoras de conhecimento de ponta, e nossos inconfidentes, atentos às experiências do mundo à época, tinham clareza dessa necessidade. O 7 de setembro, portanto, demarca a convergência e a justaposição de dois projetos simbióticos: o de um Brasil livre e o de uma universidade autônoma. 

Além de usufruir das salas de aula, dos laboratórios, dos espaços de convivência e de cultura e dos ambientes de lazer da Universidade, você é nosso convidado para acompanhar a programação dos 95 anos da UFMG (https://www.ufmg.br/95anos/), que se estende até o fim do ano. É mais uma oportunidade para conhecer a história da nossa universidade, o sonho inconfidente que virou realidade. Você agora também faz parte deste sonho. Aqui, esperamos, você desfrutará os melhores anos de sua vida. 

E lembre-se: você será Sempre UFMG!

Sandra Regina Goulart Almeida (Reitora) 

Alessandro Fernandes Moreira (Vice-reitor)