Diretório Central dos Estudantes

O DCE é órgão de representação dos alunos da UFMG com sede no campus Pampulha. Saiba mais aqui.

Nas unidades acadêmicas, os estudantes contam também com instâncias locais, como grêmios e centros acadêmicos. O contato pode ser obtido nos sites das unidades.

O DCE tem direito a voz e voto nas reuniões do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Além disso, o órgão também realiza outros serviços destinados à comunidade universitária, como produção de carteirinhas estudantis e o empréstimo de equipamentos de audiovisual. Além do DCE, a Universidade tem outros órgãos de representação estudantil: DAs, CAs e grêmios. 

O Centro Acadêmico (CA) é uma instância ligada a um curso específico, e seus integrantes participam de reuniões com os colegiados e departamentos de graduação para discutir pautas de interesse dos estudantes. Além disso, eles auxiliam os graduandos com demandas curriculares.

Em alguns casos, o CA recebe o nome de Grêmio Estudantil, como ocorre tradicionalmente em cursos da Escola de Engenharia. Em comum, essas entidades procuram incentivar a integração de alunos com base na organização de encontros, eventos culturais, lazer, palestras e oficinas temáticas. Grande parte desses órgãos estão instalados em centros de convivência, locais frequentados durante os intervalos de aula.