O Assombro do Conhecer

Fotos: Anna Karina Bartolomeu

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes recebeu, entre 16 de outubro e 12 de dezembro de 2015, a itinerância da exposição O Assombro do Conhecer. A mostra, desenvolvida no âmbito do Espaço do Conhecimento da UFMG por professores de diversas áreas, provocou reflexões sobre os processos de construção do conhecimento, abordando as memórias, percepções e a produção dos saberes compartilhados socialmente.

Apresentada no Sobrado Quatro Cantos, a exposição ofereceu ao público uma espécie de laboratório de experimentação, no qual o visitante foi convidado a interagir ludicamente com vários aspectos da produção do conhecimento, deixando suas impressões e contribuições registradas.

Labirintos e ilusões, inventários e traduções

De acordo com o coordenador do projeto, Bernardo Jefferson, o foco da exposição foi o conhecer humano e suas perspectivas sociais, culturais, linguísticas, biológicas e instrumentais: “Procuramos explorar como se dá o processo que chamamos de ‘conhecimento’, que filtra, limita e direciona tudo o que entendemos sobre o universo e sobre nós mesmos”.

Integrante do grupo de elaboração da exposição, Verona Segantini, explica que O Assombro do Conhecer buscou incentivar apropriações dos conteúdos de forma mais livre por parte dos visitantes. “Como a exposição é também um laboratório de experimentação, não queríamos que as explicações tomassem o papel principal, mas que os textos provocassem questionamentos”.

A itinerância da exposição foi realizada pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Espaço do Conhecimento da UFMG, Campus Cultural UFMG em Tiradentes e Diretoria de Ação Cultural da UFMG.