História

 

O Museu Casa Padre Toledo integra o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, complexo cultural vinculado à Pró-Reitoria de Cultura. Ao lado do Centro de Estudos e Biblioteca e do Quatro Cantos Espaço Cultural, tem como missão a promoção da democracia cultural, por meio da produção, expressão e fruição das culturas, artes e ciências.

O MCPT tem como principal desafio ser um espaço de reflexão, de construção da memória e de valorização do patrimônio referente à Inconfidência Mineira, movimento de grande importância para o entendimento do processo de formação da sociedade colonial em Minas Gerais. Desenvolve atividades na esfera de todas as manifestações da arte e da cultura, por meio de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de cooperação com instituições públicas e privadas de Tiradentes e de outras cidades da região.

O solar conhecido historicamente como “Casa do Padre Toledo” é um dos bens culturais mais preciosos construídos no século XVIII em Tiradentes, Minas Gerais. Marco arquitetônico do período de exploração mineral na Vila de São José del-Rei, da antiga Comarca do Rio das Mortes, o solar congrega espaços e tempos diversos de grande importância na vida social, política e cultural. A casa setecentista onde se encontra hoje o Museu Casa Padre Toledo pertenceu ao inconfidente Padre Carlos Correia de Toledo e Melo. Devido à importância de Padre Toledo no movimento, a casa foi um dos palcos da Inconfidência Mineira. O imóvel pertence à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade – FRMFA.

Em 1997, a UFMG passou a ser a responsável pela FRMFA. E, a partir de parceria celebrada entre a FRMFA e a UFMG, a universidade passou a atuar na cidade e a gerir o Museu através de seu Campus Cultural UFMG em Tiradentes.