O “Con(fiar)” é uma iniciativa do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade que tem o propósito de conhecer e registrar as trajetórias, os saberes e as memórias dos habitantes de Tiradentes, São João del-Rei, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa e as diversas manifestações culturais da região do Campo das Vertentes.
Percorremos as ruas e entramos nas casas, cozinhas, oficinas e ateliês de ceramistas, benzedeiras, escultores, sapateiros, produtores de queijo, de doces e cachaças e de muitos outros e outras que perpetuam ofícios e saberes. Registramos nossas conversas e encontros em episódios que foram lançados nas redes sociais do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e, com isso, nosso desejo é contribuir com a valorização da multiplicidade de saberes que marcam a região.
A cada encontro nos concentramos na escuta, nas memórias, no valor dado às coisas e ao conhecimento. Valorizamos também as emoções, as pausas, os olhares, as sutilezas da voz, os gestos que também estão presentes nas narrativas. Foi um fio de confiança, estabelecido a cada encontro, que permitiu que pudéssemos contribuir com a permanência e a lembrança dessas vivências e saberes. Ainda que os mineiros sejam conhecidos pela timidez e a desconfiança, nos foram partilhadas muitas histórias, experiências, o cotidiano da vida.
Encontramos aconchego no café fresquinho e na mesa posta com toalha bordada. Afeto moldado em roscas, pães, bolos e outras quitandas, servidos com uma boa prosa, histórias, lendas, confidências e conversa. Na xícara, cheia de café, transbordam memórias fiadas em palavras carinhosas e ensinamentos de alguém que dizia que “o mais importante do bordado é o avesso”. O Con(fiar) quer conhecer esses avessos, o que está por trás, o que passa muitas vezes despercebido.
Conheça um pouco mais deste projeto assistindo aos vídeos-documentários disponíveis aqui.