Dia 8 de março – das 19h às 21h30

Local: canal da Proex UFMG no YouTube 

Tema: Direitos da Terra e de Humanos também.

Proeminente pensador e líder indígena, Ailton Krenak é também ambientalista, escritor, jornalista.  Participou, em 1988, da fundação da União dos Povos Indígenas, organização representativa dos interesses e aspirações indígenas.

Em 2016, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na mesma instituição, leciona as disciplinas Cultura e História dos Povos Indígenas e Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais, ambas em cursos de especialização.

Nascido na região do vale do Rio Doce, Minas Gerais, onde a ecologia é agudamente marcada pela atividade mineradora, Ailton Krenak lançou o livro Ideias para adiar o fim do mundo, em 2019, pela Companhia das Letras.

Atração oferecida em parceria com o 15° Festival de Verão UFMG.

As colaborações entre a cantora Titane e o multiartista Maurício Tizumba remontam ao início de suas carreiras, durante os anos 80. Desde então, foram muitos os trabalhos realizados em conjunto: shows, vídeos, espetáculos teatrais e apresentações em diversas cidades do Brasil e do mundo. Nesta apresentação inédita, feita especialmente para este momento, os artistas se apresentam pela primeira vez sozinhos em cena, em duo, sem a mediação de outros músicos e convidados.

Em Titane e Maurício Tizumba, muitos caminhos se cruzam, muitas sonoridades são recriadas e os artistas vivem a essência das canções, dos tambores e cantigas que sempre foram as guias de suas longas trajetórias. No repertório, algumas das canções registradas pelos dois, como Sá Rainha (de autoria de Tizumba e gravada por Titane), além de composições de autores como Chico César, Sérgio Pererê e Vander Lee.