A proposta de vídeo compreende uma breve descrição dos principais assuntos do livro Agricultura Familiar e Extensão Rural no Brasil. Esse livro foi desenvolvido por dois autores PRADO, E.; RAMIREZ, M. A. Porém, a ênfase maior se dá ao autor PRADO, pois suas experiências como extensionista no sistema público de extensão foram de suma importância para construção da temática do livro.

Autores/as: Gustavo Henrique Silva Camargos, Luana Teixeira Lopes, Nathália Ribeiro Ferreira, Bruno Miranda de Paula, Luiza Esteves Silva Anais de Castro Benitez Brisa, Márcia Rodrigues Sevidanes, Mariana Rodrigues Vale, Tainá Silva Brandão Lopes, Matheus Anchieta Ramirez e Miguel Geo da Cunha Peixoto.

O material áudio visual tem por objetivo apresentar o ebook criado pelos membros do grupo PET Nutrição da Universidade Federal de Alfenas. O arquivo digital apresenta assuntos variados da nutrição em capítulos claros e objetivos junto a receitas para ilustrar e fixar melhor o conteúdo.

Autores/as: Gabriel de Melo Rosa, Fabiana Azevedo Alves, Amanda Felix Camocardi, Natália Goulart Torlai Magalhães, Amanda Pereira Bergamaschi, Jessica Costa Ferreira Assumpcao, Mariana Manara Ribeiro, Crislaine Paula Da Silva, Fernanda Cruz Trombeta, Igor Prudencio Trujillo Granja, Lais Quelen Feitoza, Geovana Gabriele da Silva, Ana Clara da Cruz Della Torre, Camila Melina de Carvalho Silveira, Nicole Gross Mizumoto, Belisa Eduarda Crabbis, Cristiane Da Silva Marciano Grasselli.

O vídeo apresenta um curso de extensão gratuito para professores da educação básica de Ponte Nova, MG; abordou os princípios da neurociência aplicada à educação para formação continuada de professores utilizando a plataforma digital Google Sala de Aula. Foram postadas videoaulas, atividades de fixação, fóruns de discussão, artigos científicos e avaliações. Este trabalho teve apoio da PROEX UFOP.

Autores/as: Luciana Hoffert Castro Cruz, Luiza Zaidan de Souza Prado, Amanda Sellos Rodrigues, Ingriddy Nathaly Santos Moreira e Vitor Valadares Gutierres.

Este Cordelivro foi produzido com muito carinho pelos alunos do 7º Ano da E.E.F Antônio Barbosa do distrito de Antônio Diogo, Município de Redenção CE, a partir de uma oficina de cordel ministrada pelo Professor e Poeta Cordelista Ari Bandeira e organizada pelo projeto “Um Tesouro Chamado Nordeste”, extensão desde 2018 da universidade UNILAB – Redenção CE.

Autores/as: Edilene da Silva Bernardo e Luziana da Silva Bernardo.

O projeto Sorriso Canal Digital objetivou propagar informações relacionadas à saúde bucal por meio de plataformas digitais. Com informações acessíveis, conciliando temas de interesse para o público, o canal possui conteúdo mensal por entrevistas com especialistas. Constatou-se uma aproximação entre população, acadêmicos e profissionais, permitindo que o aprendizado extrapolasse a sala de aula.

Autores/as: Amanda Vargas Trindade Roela, Rodrigo Furtado de Carvalho, Andreza Soares Silva e Vítor Venâncio Moreira Rodrigues.

O portfólio contém a descrição das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Corporeamente. Apresentado de forma digital, o produto contém capa, sumário, uma breve apresentação do projeto e a descrição detalhada das atividades realizadas durante o período de 1 ano.

Autores/as: Fernanda Abbatepietro Novaes e Rayanne Nayara Gomes dos Santos Dias da Silva

O material educativo “Trocando figurinhas sobre Manipulação de Alimentos” é um álbum de figurinhas desenvolvido com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem de manipuladores de alimentos, possibilitando a interação dos participantes durante as capacitações. O álbum contém 35 páginas e 56 figurinhas e aborda variadas temáticas relacionadas à higiene de alimentos.

Autores/as: Angelica Cotta Lobo Leite Carneiro, Bruna Gomes Botelho, Gilcimara Bonifácia Costa e Leandro de Moraes Cardoso.

Apresentamos a experiência da criação dos livros da Coleção Descobrindo a Eletricidade, vinculada do projeto de extensão Energia Amiga da UNIJUI. O projeto visa o desenvolvimento regional e a sustentabilidade, a partir da disseminação do conhecimento sobre energia elétrica. A coleção tem 2 livros. O volume I é para estudantes do 3º ano e o Volume II para estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

Autores/as: Caroline Daiane Raduns, Taciana Paula Enderle e Taise Neves Possani.

Foram desenvolvidos, pelos membros do projeto de extensão BioLab, três manuais: um para o formigueiro, um do minhocário e um do aquário. Com o propósito de popularizar o uso de coleções vivas no ensino de Ciências Naturais. Cada material contém um guia de como montar e manter as coleções vivas, assim como uma sequência didática para a discussão de alguns temas e elaboração de atividades práticas.

Autores/as: Mariana Bezerra Castoldi, Pilar Mateos Alves, Samuel Lucas Brasileiro Silvério, Gustavo Adolf Fichter Filho, Leonardo Antunes Moreira Soares, Thiago Falcão Sueira Chagas, Geanne Carla Ripani Rodrigues, Letícia Soares Fraga, Aline Duarte Batista, João Marcos de Araujo e Ginia Cezar Bontempo.

Esta cartilha é fruto do Projeto PIBEX: “Diálogos entre Educação e Permacultura: formando professores para a sustentabilidade” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. Este material apresenta diversas sugestões de atividades que envolvem temáticas da permacultura e é destinado a você, educador, que esteja interessado em implementar tal prática em sua escola.

Autores/as: Luciana Resende Allain, Lucas Benício de Castro, Beatriz Soligo Gama, Keila Aparecida dos Santos, Marina Utsch, Peter Cezar do Nascimento, Mayan Maharishi de Faria Ladeira, Amâncio Euro Henrique, Caetano Matos, Alessandra Lopes Calvão

Neste vídeo você encontrará informações da “Campanha de Prevenção ao Suicídio – Lute pela Vida!” do projeto de extensão Clube do Saber. Aqui foi abordado sobre a prevenção do suicídio, com ênfase à valorização da vida, por ser uma importante questão de saúde pública mundial. A campanha teve impacto positivo para as pessoas, sobretudo durante a pandemia.

Autores/as: Rafaela Caroline Domingos, Caroline da Silva Lourenço, Luana Vitro Barreto, Mariana Sena Bastian, Raquel Spindola Samartini, Débora Lopes Salles Scheffel e Andréa Cristina de Moraes Malinverni.

Quer saber o que é a Hepatite C e algumas de suas características, como transmissão e sintomas? Assista ao vídeo e conheça a nossa cartilha ‘Hepatite C: uma doença silenciosa’.

Autores/as: Alexandra Emidio Neiman, Amanda Medinilha Bega, Alice Barreto Santana, Diego Ximendes da Silva, Giovanna Rodrigues Siqueira, Larissa Cristina Marcolino Cisterna, Luisa Bottoni Correa, Cristiane Aparecida Toledo Dias, Andréa Cristina de Moraes Malinverni, Débora Salles Marcos, Larissa Jesus de Andrade e Phelipe Bagesterio Martins de Toledo.

O projeto “Dispositivos de prevenção e combate a incêndio” promove a prevenção dentro de instituições, como o Cefet/RJ. Disseminar uma cultura voltada para a prevenção é o nosso principal objetivo. A busca para colocar em prática as medidas básicas contra incêndio é constante, e a metodologia adotada foi a criação de dispositivos que conscientizem as pessoas e que facilitem o combate a incêndio.

Autores/as: Maryeva Paulino Vieira, Myrna da Cunha, João Terencio Dias, Alexandre Martinez dos Santos, Bernardo Manhães Cantuaria Moura, Felipe de Oliveira, Gualberto Lucas Tejedor da Silva, Julia Paiva Almeida, Maria Lucia Martins Cordeiro, Guilherme Fernandes Silva Assumpcão, Gustavo Cerqueira Barros, Yasmim Fluminense Dutra de Moraes.

Apresentação do software de código aberto WeGIA, Web-Gerenciador de Instituições Assistenciais, voltado para a melhora administrativa das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

Autor: Antonio Henrique Gomes Fournier Lauria.

Tendo em vista o número de jovens desempregados, desenvolvemos o Digital Job, fruto de uma atividade integradora e extensionista, um aplicativo com o objetivo de instruir e capacitar jovens que enfrentam obstáculos e buscam entrar no mercado de trabalho, por meio de orientação e apresentação de recursos, como criação do currículo, a fim de apoia- lós e qualifica- lós para o mercado de trabalho.

Autores/as: Julia Conde Araujo, Marina Conde Araujo e Francila Weidt Neiva.

Tem por objetivo descrever uma ação de cuidado educacional de jovens e adolescentes em tempos de pandemia. Trata-se de um relato de experiência do Grupo de Trabalho – Aspectos Psicoemocionais, do projeto de extensão Núcleo Jovem Bom de Vida, através da rede social Instagram®, perfil público @bomdejovem.

Autores/as: Débora Caroline Cerqueira Nogueira, Andresa Karoline Santana Muniz, Wallace Santos da Cruz, João Luis Almeida da Silva, Ariel Henrique Santos Hoffmann e Nayara Alves Severo.

Este vídeo tem por objetivo apresentar os resultados do projeto “Kundalini Yoga: Estilo de Vida e Saúde Mental”, da UFMG, em 2020, no período de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus. Você entenderá como funciona o projeto, quem são os seus integrantes e as modalidades do mesmo.

Autores/as: Lívia Ribeiro Pereira, Gabrielle Costa Barros, Maria Cristina Rosa e Marcus Vinicius Prado da Cruz.

O vídeo tem o objetivo de mostrar o meu trabalho e desempenho como professor no programa AFIN na Universidade Federal de Uberlândia.

Autor: João Pedro Souza Alves Barroso

O caderno “Eja, saúde e corporeidade: direito à vida” é parte da coleção ‘Lendo mundo, Lendo Palavras”, que desenvolveu cadernos pedagógicos específicos para a Educação de jovens e adultos da rede municipal de Belo Horizonte. Este caderno que será apresentado, relaciona saúde na EJA, discutindo questões de pandemia, sáude ampliada, lazer e sujeitos dessa modalidade educativa.

Autores: Marcial de Carvalho Junior e Matheus Resende Teixeira

Apresentação do trabalho relativo ao projeto intitulado “Capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS’s) sobre a doença renal crônica (DRC) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Campo Grande-MS”, de autoria de Isabele Trevizan Sartori, acadêmica do terceiro ano da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, orientado por Tânia Christina Marchesi de Freitas.

Autora: Isabele Trevizan Sartori

As discentes de enfermagem elaboraram a Revista Virtual “Desenvolvimento da Criança”, junto as monitoras do projeto de extensão “Toques que fazem a diferença”, vinculado ao Programa Massagem e Estimulação com Bebês. Tematizaram o desenvolvimento sensorial relacionando-o a Massagem Shantala, visando compartilhar saberes com as famílias, os estudantes e profissionais da saúde e educação infantil. (Fonte: YouTube)

Autoras: Paolla Raissa Rocha de Sousa, Amanda Oliveira Meira, Julia Silva Del Bello, Samara Ferreira Santino, Karolina Souza Lima, Maria Das Graças Barreto da Silva e Soraia Buchhorn.

O programa Vozes da Voz faz parte da webrádio da UNIFESP. Propõe ampliar os espaços de protagonismo e problematizar a compreensão sobre as concepções sociais da doença mental a partir da luta antimanicomial, representando um ponto de apoio na construção de sentidos em que diferentes visões de mundo são compartilhadas, tornando-se a voz de distintos grupos sociais.

Autores/as: Flávio Batista Vieira Neto, Monica Fernanda Botiglieri Moretti, Wagner Yoshizaki Oda, Fabricio Gobetti Leonardi e Beatriz Ferreira Pontes.

Apresentação do trabalho de extensão “Arejar: estruturas saudáveis”, idealizado pela professora doutora Mariana Arruda e materializado com o apoio de alguns alunos do curso de Engenharia Civil da UFSJ. O projeto visa auxiliar no combate de patologias relacionadas a infiltrações, buscando diminuição de doenças respiratórias despertadas por mofos.

Autores/as: Cristiane Stefane de Lima Nascimento, Ana Clara Tuão Carvalho, Gustavo Simonini Rocha Gomes, Meison David Leite da Rocha, Lucas Henrique Bandeira Silva, Rafael Tharles Rodrigues e Mariana Arruda Pereira.

Projeto desenvolvido na UFMG, interdisciplinar envolvendo ciências como a Medicina, a Computação e o Design, cujo objetivo é desenvolver um jogo-sério em formato de aplicativo contribuindo com a disseminação rápida de informações da Organização Mundial da Saúde sobre a COVID-19 e avaliar o conhecimento dos jogadores sobre o tema.

Autores/as: Rayner Guilherme de Souza, Fernando José da Silva, Camila Fernanda Donadoni de Souza, Isaias José Ramos de Oliveira, Eura Martins Lage, Juliano de Souza Gaspar, Juan Rodrigues Oliveira Gusmão, Igor Carvalho Lima Oliveira, Zilma Reis Erico Franco Mineiro.

Ações extensionistas para a prevenção do trauma durante a pandemia da covid-19.

Autores/as: Luiz Otavio Souza Amador, Iza Rodrigues Mello, Tamara Tâmara de Souza, Lucas Jorge Vilas Bôas, Genesis de Souza Barbosa.

“Dor crônica: compartilhando saberes em tempos de pandemia” é uma proposta interdisciplinar que visa atuar na multidimensionalidade da dor.

Autora: Gabrielle Guimarães Gonçalves

O Projeto de Extensão PaliAB busca praticar o cuidado integral à saúde de pacientes em cuidados paliativos e seus familiares/cuidadores nos serviços de atenção primária à saúde. Reforçando a importância do material educativo, foram desenvolvidas três cartilhas com o objetivo de reduzir dúvidas do paciente e de sua família/cuidador, além de nortear a atenção à saúde sobre os cuidados paliativos.

Autores/as: Monique Aparecida Muniz da Silva, Ariane Brabo Faria, Marcela Mizuhira Gobbo Lourdes, Helena de Paula da Silva, Luyara Aparecida Jacob Couto, Mariana Coelho Angelo, Marina Alves Uccella, Matheus Augusto dos Santos da Silva, Patrick Augusto Quintino Pinto, Rafaela Aparecida Fidelis de Macedo, Tais Rodrigues Caproni, Thais Cristina de Aquino Lima, Waldecy Lopes, Junior Munyra Rocha Silva Assunção, Eliza Mara das Chagas Paiva, Andreia Cristina Barbosa Costa e Isabelle Cristinne Pinto Costa.

“EJA Mundo do Trabalho: Direito à Dignidade” é um material artesanal e interdisciplinar, produzido por atores diretamente envolvidos na EJA. O “mundo do trabalho” é o tema gerador do caderno, pois é preciso pensar o lugar dele na vida dos educandos dessa modalidade de ensino. Os capítulos contam com quatro gêneros textuais: Causo Pedagógico, Teorização, Relato de Experiência e Sequência Didática.

Autores/as: Julia Teresa Vieira Leite, Sâmella Silva de Andrade, Roberta Rodrigues Ramos e Laiz Cristina da Silva.

Os trabalhos expostos foram submetidos, analisados e aprovados pelo Comitê Científico do 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.

Veja orientações para participação