A 9ª edição do Cbeu é organizada pela UFMG e Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) – por meio das respectivas pró-reitorias de Extensão. Pela primeira vez, o congresso acontece por meio de uma rede de apoio formada por instituições públicas de ensino.

A construção da articulação é fruto de uma análise conjunta, realizada no âmbito do Fórum de Pró-reitores de Extensão da Região Sudeste, da situação preocupante na qual se encontram as universidades públicas, a educação no país e o direitos humanos no país. Dessa forma, as universidades do Forproex Sudeste propuseram uma organização em rede, com intuito de fortalecer a pauta da extensão universitária e potencializar a articulação de práticas inventivas e de resistência. A atuação em rede está também alinhada com a política institucional da UFMG.

O evento conta com o apoio da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal  de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal  de Lavras (Ufla), Universidade Federal  de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal  de Uberlândia (UFU), Universidade Federal  dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Integram também a rede a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), bem como o Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas),  Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).