Eventos com transmissão, ao vivo, pelo YouTube, de 9 a 11 de março, das 9h às 19h.

Dia:  09 de março

Hora: 9h às 10h30

Local: Link

Cláudio Nash Rojas (Universidade do Chile) - mediador

Acadêmico da Universidade do Chile, doutor em Direito e membro do comitê acadêmico da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu).

André Luiz Freitas (UFMG)

Professor e pesquisador-extensionista do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Credenciado na instituição como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito, membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial (Especialização). Participa do Programa Transdisciplinar de Extensão, Ensino e Pesquisa Social Aplicada Polos de Cidadania, no qual é membro da equipe de coordenação geral e acadêmica. Desde 2015, atua junto ao Grupo Internacional de Investigación "Cultura, História y Estado" (GIRCHE) da Universidade de Barcelona, como professor e pesquisador colaborador.

Edgar Braga Neto (UFMA)

Pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui licenciatura em História Social, bacharelado em História Social, mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia e pós-doutorado em Sociologia. É professor efetivo de História da Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro do Colégio de Estudos Avançados da Universidade Federal do Ceará, atuando, especialmente, no ensino e na pesquisa nas áreas de Sociologia Rural e de História do Brasil, com ênfase em Processos Migratórios e Campesinato Brasileiro.

Raquel da Silva Silveira (UFRGS)

Psicóloga, professora de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisas Antirracistas da Psicologia (Neparpsi) e do Coletivo de Extensão e Pesquisas Anticapacitistas (Cepac). Atuou 9 anos como professora de Psicologia Aplicada ao Direito na Uniritter (Centro Universitário Ritter dos Reis).

Dia:  09 de março

Hora: 10h30 às 12h

Local: Link

Olgamir Amancia Ferreira (UnB) - Mediadora

Professora associada da Universidade de Brasília, mestra e doutora em educação, decana de Extensão da UnB. Vice-Presidente do FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras e Coordenadora do COEX - Colégio de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Adriana dos Santos Marmori Lima (Uneb)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), especialista em Alfabetização (FAEBA/IAT) e em Informática Educativa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Uneb. Doutora pelo Programa Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora Assistente da UNEB. Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Aveiro Portugal pesquisando sobre Gênero e Gestão por mulheres. Exerce a função de pró-reitora de Extensão da Uneb e preside o FORPROEX (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior do Brasil).

Oussama Naouar (UFPE)

Professor Associado no Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Letras e pesquisador titular do laboratório EA-Education Cultures et Politiques (EA 4571 Lyon2-ENS-Ifé). Dirige o projeto de extensão: A fábrica Literária. Possui pós-doutorado em História das ideias (UFPE), doutorado em Educação, Filosofia e História das ideias (Université Lumière Lyon2), mestrado em Ciências da Educação (Université Lumière Lyon2 - especialidade Filosofia e História das ideias educacionais), graduação em Ciências da Educação (Université Lumière Lyon2) e em Astronomia e Astrofísica (Université Paris-Sud XI Orsay). É pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPE.

Rita de Cássia Brêda Mascarenhas Lima (UEFS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta B do Departamento de Educação da UEFS, membro do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEFS) e do Núcleo de Leitura Multimeios da UEFS. Pró-Reitora de Extensão da UEFS.

Dia:  09 de março

Hora: 13h às 14h30

Local: Link

Raiane Patrícia Severino (Unifesp) - mediadora

Doutora em Sociologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp-BS, Santos-SP. pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Unifesp. Atual pró-Reitora de Extensão e Cultura DA PROEC/UNIFESP.

Marcelo Calegare (UFAM)

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social. Professor da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Maria Aparecida Moura (UFMG)

Professora titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/PROEX/UFMG). Integra a Comissão Coordenadora da Formação Transversal em Saberes Tradicionais e a Rede de Direitos Humanos da UFMG.

Ricardo de Moura (CCPJO)

O mestre Ricardo de Moura coordena a Associação de Resistência Cultural Afro-brasileira Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (CCPJO), que atua desde 1966 no complexo da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte (MG). Pai Ricardo, como é conhecido na comunidade, herdou dos pais os conhecimentos sobre as ervas, os toques e cuidados com os tambores, as cantigas, as benzeções, rezas e consulta ao oráculo de búzios com fundamento na matriz Angola, saberes que ele busca preservar e difundir na cidade de Belo Horizonte.

Dia:  09 de março

Hora: 14h30 às 16h

Local: Link

Maria Virginia Filomena Cresmasco (UFPR) - mediadora 

Coordenadora da Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na gestão 2017-2020. Professora Titular do Departamento de Psicologia e Diretora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UFPR.

Ana Carolina Guerra  (UNIFAL-MG)

Professora Adjunta IV do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Administração pela UFMG, mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Graduação, também em Administração, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ex-coordenadora Nacional da Rede de ITCP's, e atualmente é membro do Conselho Nacional de Economia Solidária, sub-coordenadora da ITCP/UNIFAL- MG e Tutora do PET BICE.

Luciano Marcos da Silva (INSEA)

Diretor do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA. Jornalista e Assessor Técnico do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Raimundo Nonato Lima dos Santos (UFPI)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Assessor de Ações de Extensão e Cultura da UFPI/CSHNB. Coordenador do Projeto de Extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos) e do Programa de Extensão LABACU (Laboratório de Artes Cênicas da UFPI). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Cidade, Tempo e Espaço".

Dia: 09 de março

Hora: 16h às 17h30

Local: Link

Moacyr Laterza Filho (UEMG) - mediador

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado em Teoria da Literatura também pela UFMG e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Atualmente está à frente da pasta da Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Débora d'Ávila Reis (UFMG)

Diretora de Divulgação Científica da UFMG, professora na Formação Transversal em Divulgação Científica, pesquisadora da pós-graduação no Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG), linha de pesquisa Educação e Museus e do Mestrado em Educação e Docência da Faculdade de Educação (FaE/UFMG). Implantou o setor educativo do museu Espaço do Conhecimento, onde foi coordenadora por 5 anos. Atua no projeto de extensão Universidade das Crianças.

Filippo Stampanoni Bassi (MUSA)

Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), Diretor Adjunto Científico do Museu da Amazônia – MUSA (Manaus – AM) desde 2018, atuando em pesquisas arqueológicas na Amazônia e projetos de divulgação científica.

Tatiana Marins Roque (UFRJ)

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Matemática Aplicada pela UFRJ e doutorado na área de História e Filosofia das Ciências pela UFRJ, com doutorado sanduíche durante os anos de 1998 e 1999 na equipe REHSEIS - CNRS (Recherches Épistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et les Institutions Scientifiques). Atualmente é professora associada do Instituto de Matemática, da Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física e da Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado na Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e directrice de programme no Collège International de Philosophie (Paris). Seu livro "História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas" (Zahar, 2012) foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013.

Dia: 09 de março

Hora: 17h30 às 19h

Local: Link

Mara Solange Gomes Dellaroza (UEL) - mediadora

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da Universidade Estadual de Londrina (UEL), desde junho 2018. Tem experiência na área de Enfermagem Gerontológica, com ênfase em Saúde Coletiva e Gerência em Enfermagem. Possui projetos de Pesquisa e Extensão na área de Saúde do Idoso com ênfase na qualidade da assistência e avaliação integral da Pessoa Idosa. Representante das Universidades de Londrina no Conselho Municipal do Idoso. Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Envelhecimento da UEL.

Laura Fusaro Camey (Asussam/MG)

Usuária dos serviços substitutivos do SUS-BH, atual vice-presidenta da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam) e Conselheira Municipal de Saúde, representando o Fórum Mineiro de Saúde Mental (FMSM).

Leonardo Pinho (ABRASME)

Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e da Central de Cooperativas Unisol Brasil. Ex-presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e do Conselho Municipal de Drogas SP (COMUDA).

Maria Stella Goulart (UFMG)

Professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicóloga Social, com pós-Doutorado em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), doutorado em Ciências Humanas, mestrado em Sociologia e especialização em Saúde Pública. Foi presidente da Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG e do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco. Participa atualmente do Núcleo de Acolhimento e Diálogo deste Sindicato.

Dia: 10 de março

Hora: 9h às 10h30

Local: Link

Evonir Albrecht (UFABC) - mediador

Licenciado em Pedagogia e Matemática; especialista em Gestão da Educação Pública, Psicopedagogia e Ensino de Física; mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor da Educação Básica por mais de 20 anos. Professor no Ensino Superior desde 2007 e na Universidade Federal do ABC (UFABC) desde 2014, atuando na Formação de Professores e na Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

Marilene Proença Rebello de Souza (USP)

Psicóloga e professora titular da Universidade de São Paulo (2015).  Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE. Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional e da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia - SIP. Membro da AHILA - Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus. Presidente da Academia Paulista de Psicologia, ocupando a Cadeira no. 02, Lourenço Filho.

Miriam Abramovay (FLACSO)

Socióloga, pesquisadora e coordenadora da área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Coordena a pesquisa Juventude e COVID 19 junto com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto de Educação e que participam mais 6 países. Autora de vários livros e artigos sobre Violências nas Escolas e Educação, Adolescência e Juventudes entre outros temas. Doutora pela Universidade de Lyon II - França em Ciências da Educação.

Rogério Diniz Junqueira (Inep)

É pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Possui graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Sociologia das Instituições Jurídicas e Políticas pelas Universidades de Milão e Macerata (Itália). Realizou pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania no CEAM/UnB. É membro da Comissão Assessora de Especialistas em Educação Especial, Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do Inep (CAES/Inep). Dedica-se a pesquisas sobre educação, direitos humanos, política e discurso. Possui livros, artigos e outros escritos publicados, entre os quais organizou "Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas", da Coleção Educação para Todos, da Unesco.

Dia:  10 de março

Hora: 10h30 às 12h

Local: link

Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem (UFT) - mediadora 

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professora adjunta III e Pró-reitora de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenadora do FORPROEX região Norte. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território. Tem experiência com comunidades tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Saberes, decolonialidade, etnia/raça, educação intercultural, violência.

Cláudia Gonçalves de Lima (UERJ)

Pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e vice-coordenadora do FORPROEX Sudeste. Possui doutorado e mestrado em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM)

Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor dos programas de pós-graduação em Comunicação e Patrimônio Cultural. Doutor em Ciências da Comunicação.

Rodrigo Ednilson de Jesus (UFMG)

Graduado em Ciências Sociais e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado da Faculdade de Educação (FaE/UFMG). Foi coordenador Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais na SECADI (Ministério da Educação), pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da UFMG e membro da Coordenação do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Em 2019 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil.

Data: 10 de março

Hora: 13h às 14h30

Local: Link

José Ambrósio Ferreira Neto (UFV) - Mediador

Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Extensão Rural e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. É Professor Titular do Departamento de Economia Rural da UFV, coordenador do Grupo de Pesquisa Assentamentos e organizador do site www.assentamentos.com.br

Bruno Milanez (UFJF)

Possui doutorado em Política Ambiental pela Lincoln University. Ele é professor no programa de Pós-graduação em Geografia e no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS).

Cristiana Losekann (UFES)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenadora do Organon - Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em mobilizações sociais DCSO/PGCS/UFES e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFES. Tem produzido pesquisas sobre: processos de participação na política ambiental no Brasil; a mobilização do direito como repertório de ação coletiva nas questões ambientais; os efeitos do uso de recursos judiciais para mobilizações sociais e para a produção de mudanças institucionais.

Paulo de Tarso A. Castro (UFOP)

Graduado em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em análise de bacias sedimentares pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e doutor em geologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor titular do Departamento de Geologia, da Escola de Minas da UFOP. Bolsista de Produtividade Científica - 2 CNPq. Área: impactos da mineração em sistemas fluviais e geoconservação.

Dia: 10 de março

Hora: 14h30 às 16h

Local: Link

Nelson José de Souza Junior (UFPA) - Mediador

Possui Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Atua na compreensão das relações entre Linguagem, Conhecimento e Sociedade. Entre 2010 e 2016, foi Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desde o final de 2016, ocupa o Cargo de Pró-Reitor de Extensão, na UFPA.

Emmanuel Duarte Almada (UEMG)

Coordenador do Kaipora - Laboratório de Estudos Bioculturais, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão com comunidades e povos tradicionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), especialmente carroceiros, benzedeiras, raizeiras e povos tradicionais de matriz africana.

Natacha Silva Araújo Rena (UFMG)

Arquiteta, professora doutora da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) e em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PACPS), ambos da Escola de Arquitetura/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Indisciplinar e coordenadora do Programa de Extensão IndLab.

Valéria Borges (MTD) 

Moradora da Pedreira Prado Lopes, comunidade da região Noroeste de Belo Horizonte (MG). Educadora infantil, atua no MTD (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos), coordenadora do Grupo de Mulheres, atua em importantes conquistas da comunidade, como o reassentamento urbano, a luta por moradia, transporte público, na ocupação de espaços culturais e esportivos. Lutou pela reabertura da Unidade Municipal de Educação Infantil  - Umei Pedro Lessa -, primeira ocupação em escola infantil. Fotógrafa do dia a dia da comunidade.

Data: 10 de março

Hora: 16h às 17h30

Local: Link

Fabiana Dultra Britto (UFBA) - mediadora

Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem graduação em Dança/UFBA, mestrado em Artes/USP e doutorado em Comunicação e Semiótica/PUC-SP. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDANÇA), coordenadora editorial da Revista Redobra e de encontros bienais CORPOCIDADE em parceria com Laboratório Urbano.

Ana Rosa Marques Araujo Teixeira (UFRB)

É doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com doutorado sanduíche na Université Paris 1 - Sorbonne. É mestre em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em comunicação pela Faculdade de Comunicação da UFBA com intercâmbio na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). É coordenadora do colegiado e professora do curso de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É uma das coordenadoras do Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira.  Participa como jurada e curadora de festivais no Brasil e no exterior.

Dimitri Augusto da Cunha Toledo (UNIFAL-MG)

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e do mestrado em Gestão Pública e Sociedade da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com graduação em Economia pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ). Atualmente é coordenador Adjunto do CinePET e desenvolve estudos na área de Cinema, Cinema Novo, Análise Fílmica e Políticas Públicas de Cinema.

Isa Catarina Mateus (Federação Internacional de CineClubes)

Professora, programadora cultural, autora e curadora de projetos de literacia fílmica e transdisciplinaridades artísticas. Professora de educação musical, educação cívica e de história e geografia de Portugal no ensino básico. Docente de movimentos artísticos contemporâneos no ensino superior. Mediadora de oficinas, formadora de professores, vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes e membro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Cineclubes.

Dia: 10 de março

Hora: 17h30 às 19h

Local: Link 

Nadege Dantas (UFCG) - mediadora

Professora no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nas áreas de Língua e Linguística. Atua na gestão da Extensão desde 2006, exercendo a função de Coordenadora Geral de Extensão, na PROPEX/UFCG. Graduação em Letras pela Fundação Regional do Nordeste, hoje Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais, na UFCG, trabalhando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na interface com a Extensão Universitária.

Benigna Oliveira (UFMG)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Medicina e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Titular do Departamento de Pediatria da UFMG. Líder do grupo de pesquisa Hematologia e Oncologia Pediátrica da UFMG. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Graduação da UFMG (2018-atual), tendo sido Pró-Reitora de Extensão da instituição, na gestão 2014 - 2018.

Daniel Pansarelli (UFABC)

Professor na Universidade Federal do ABC. Atualmente exerce o cargo de Secretário-Geral da Universidade. Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e nos cursos de graduação em Filosofia e em Ciências e Humanidades. Foi pró-reitor de Extensão e Cultura (2014-2018), coordenou o Colégio de Extensão (COEX) da Andifes (2016-2018), sendo presidente nacional do Forproex de 2017-2018. É filósofo, doutor em Educação, área Filosofia e Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Ivan Vasconcelos Figueiredo (UFSJ)

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor no curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ. Na área da Extensão Universitária, procura o estabelecimento de pontes para a democratização do acesso e uso de bens artístico-culturais. Desempenhou a função de Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários na UFSJ. Coordenou o Programa Institucional de Extensão Universitária Inverno Cultural UFSJ e integrou a equipe de coordenação da Regional Sudeste, no papel de secretário de comunicação, do Fórum de Pró-Reitoras(es) de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX).

Dia: 11 de março

Hora: 9h às 10h30

Local: link

Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG) - mediadora

Atual Reitora da UFMG, Vice-Presidente da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e Coordenadora do GT Museus Universitários da ANDIFES.  Foi Vice-Reitora da Instituição, Diretora de Relações Internacionais da UFMG, Coordenadora Adjunta da área de Letras e Linguística da CAPES e Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) (2008-2010). É Professora Titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG,  possui mestrado  e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (1990), e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq  e membro titular do Conselho Curador da FAPEMIG.

Francisca Ferreira Michelon (UFPel)

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em História. Participou da implantação do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (2006) e dos cursos de Museologia (2007) e Conservação e Restauração de Bens Culturais (2008) da UFPel. Como Pró-Reitora de Extensão e Cultura (2017- 2020), implantou a Coordenação de Patrimônio Cultural e Rede de Museus da UFPel. Membro da RED APPLAB Laboratorio de los Paisajes Históricos - Universidad de Sevilla. Coordenadora das ações do Polo Morro Redondo/RS da Cátedra UNESCO-IPT Humanidades e Gestão Integrada do Território.

Marcele Regina Nogueira Pereira (UNIR) 

Reitora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora de Museologia, Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Mestre em Museologia e Patrimônio pela Unirio. Atua, desde 2014, na UNIR, onde foi Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis. Em 2018, foi Coordenadora da Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão - FORPROEX. Atualmente, é vice-presidente do MINOM - Movimento Internacional para uma Nova Museologia. Coordenou, de 2009 a 2012, a área de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura, coordenando a implantação e execução de políticas públicas nacionais, como o Programas Ponto de Memória e a Política Nacional de Educação Museal -PNEM.

Padre Mauro Luiz da Silva (Muquifu)

Cursa doutorado e Mestre em Ciências Sociais. Tem especialização em Psicopedagogia. Graduado em Teologia e Filosofia pela PUC Minas e em História e Tutela do Patrimônio Cultural pela Universidade de Pádua/Itália. Atualmente é diretor e curador do Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, coordenador do Projeto de Pesquisa e Centro de Documentação NegriCidade. Recebeu o Prêmio Zumbi de Cultura da Cia Baobá Minas, na Categoria Religiosidade. É docente no curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Patrimonial do Instituto de Pesquisa Pretos Novos - IPN, em parceria com a Faculdade Tecnológica de Curitiba - FATECPR. Membro eleito do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento de Minas Gerais - SEDESE.

Dia:  11 de março

Hora: 10h30 às 12h

Local: Link

Ivana Bentes (UFRJ) - mediadora

Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pró-Reitora de Extensão da UFRJ desde junho de 2019. Foi diretora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura onde fez a gestão do Programa Cultura Viva, política cultural nacional. Atualmente, coordena o Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e o Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ.

Alexandro Cardoso Tenório (UFRPE)

Professor Associado III do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Tutor do Grupo PET/Conexões Políticas Públicas (PREG/PROEXC/URPE). De 2006 a 2011, atuou como Coordenador Geral do Programa Conexões de Saberes em Articulação com o Programa Escola Aberta na UFRPE (SECAD/MEC). De 2012 a 2013, integrou a coordenação do Programa de Extensão Arte e Cultura da UFRPE (SESu/MEC). Têm como foco de pesquisa os temas Tecnologia e Educação, Educação em Ciências (fundamental e médio), Construção de Conceitos Científicos; Formação de Professores (Educação Básica), entre outros.

Fabrício Noronha (Secretaria de Cultura Espírito Santo)

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Artista e produtor cultural, Fabricio Noronha desenvolveu, ao longo dos últimos 10 anos, projetos e produtos em todo o território nacional na área de tecnologia, educação e cultura – dialogando com coletivos de arte, artistas, pesquisadores, institutos culturais e universidades. Idealizador e coordenador de projetos culturais, trabalhou de maneira recorrente com Fundação Itaú Social, Médicos Sem Fronteiras, entre outros. Foi diretor do Fábrica.Lab, maior festival de artes integradas do Espírito Santo. É secretário de cultura do Estado do Espírito Santo e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Cultura.

Wanderley Chieppe Felippe (PUC-MG)

Graduado em Psicologia e mestre em Educação. Professor Titular e Pró-reitor de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Doutorando em Psicologia pela mesma universidade.

Dia: 11 de março

Hora: 13h às 14h30

Local: Link

Ana Lívia de Souza Coimbra (UFJF) - mediadora

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Pró-reitora de Extensão da UFJF e professora associada da Faculdade de Serviço Social/UFRJ. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando nos seguintes temas: trabalho e sindicalismo, saúde do trabalhador e autogestão.

Armando Lirio de Souza (UFPA) 

Professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde é também professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) e diretor geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Economista e doutor em Desenvolvimento Rural. Coordenador do Diretório de Estudo e Pesquisa Desenvolvimento, Dinâmica do Trabalho e Gestão Territorial na Amazônia Oriental. Tem experiência em extensão e pesquisa com os seguintes temas: economia solidária, agricultura familiar, desenvolvimento rural e políticas públicas.

Fernando Gomes Braga (IFMG)

Graduado e mestre em Geografia e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2007 é professor de Geografia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), onde atua em diversos cursos e níveis de ensino. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento Urbano e Regional, Mobilidade Populacional, Análise de Redes Sociais da Migração. Como pró-Reitor de Extensão do IFMG, entre 2017 e 2019, criou o Observatório da Educação Profissional e Tecnológica. Desde 2019, é pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da mesma instituição.

Raoni Azerêdo (UFOPA)

Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduado em ciências contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em desenvolvimento territorial na américa latina e caribe pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorando em Geografia/UFPB.

Dia: 11 de março

Hora: 14h30 às 16h

Local: Link

Vanessa Cristina Girotto Nery (UNIFAL-MG) - mediadora

Professora do quadro efetivo da UNIFAL-MG, desde 2011. Atua como professora nas Licenciaturas e no Curso de Pedagogia ministrando disciplinas de Alfabetização e Didática, áreas de concurso. Colabora com a disciplina de Estágio e Formação de Professores(as). Coordena o Grupo de Pesquisa Educateliê (CNPQ, 2019).

Fabiana Marini Braga (UFScar)

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos (UFScar/SP) desde 2009. Atua como coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) e professora na graduação e pós-graduação em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: comunidades de aprendizagem, atuações educativas de êxito, formação dialógica de professorado, aprendizagem dialógica e EJA.

Geovania Lúcia dos Santos (UNIFAL-MG)

Professora de Política Educacional e Gestão Educacional do Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.  Bacharel e Licenciada em História (1995/96), Mestre (2001) e doutora em educação pela UFMG (2019).

Nilma Soares da Silva (UFMG)

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG. Atua na licenciatura em Química, no Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG), é diretora do Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG) e presidente da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores (Comfic) da UFMG.

Dia: 11 de março

Hora: 14h30 às 16h

Local: Link

Olney Vieira da Motta (UENF) - mediador

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestrado em Produção Animal e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atualmente é professor associado I da UENF. Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários de janeiro 2016 até o momento. Vice-coordenador da Regional Sudeste do FORPROEX, gestão 2018-2019. Coordenador Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Nível Superior Públicas Brasileiras, gestão 2019-2020.

Adriano Pereira Santos (UNIFAL-MG)

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Araraquara, e doutor em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor adjunto do curso de Ciências Sociais no Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG e membro do grupo de pesquisa Filosofia, História e Teoria Social. Coordena o Núcleo de Estudos: Trabalho, Agroecologia e Soberania Alimentar e possui experiência de pesquisa, ensino e extensão nas áreas da Sociologia, Sociologia do Trabalho, Sociologia Ambiental e Sociologia Rural.

Lêda Goncalves Fernandes (IFSULDEMINAS)

Possui graduação em Engenharia Agronômica, mestrado em Fitossanidade e doutorado em Agronomia/Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas/Campus Machado. Atua principalmente nos seguintes temas: manejo ecológico de insetos pragas, diversidade de pragas e inimigos naturais em diferentes sistemas de produção do cafeeiro, cafeicultura, agroecologia, agricultura orgânica, agricultura familiar, Sociologia e Extensão Rural. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do IFSULDEMINAS/Campus Machado.

Marcelo Miná Dias (UFV)

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). É Professor Associado vinculado ao Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV).

Dia: 11 de março

Hora: 16h às 17h30

Local: Link 

Leonardo José Steil (UFABC) -mediador

Docente da Universidade Federal do ABC vinculado aos cursos de graduação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Química e Licenciatura em Química, credenciado como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, atualmente é Pró-reitor de Extensão e Cultura, além de Coordenador Geral da Escola Preparatória da UFABC.

Douglas Sathler dos Reis (UFVJM)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR-UFMG). Professor da UFVJM, Diamantina, Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Planejamento Urbano, avaliação de políticas públicas, meio ambiente, demografia, educação, tratamento da informação espacial e editoração de periódicos científicos.

Gabriel Gerber Hornink (UNIFAL-MG)

É biólogo, professor associado no departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e atua nos grupos de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino e Bioquímica InterAção. Sua atuação é focada no desenvolvimento e avaliação de tecnologias digitais para o ensino, assim como na formação docente para uso destas.

Ruy de Aguiar Araújo Júnior (IFTM)

Doutorado em Agronomia (Ciência do solo): UNESP Campus Jaboticabal, 2017; Mestrado em Engenharia Elétrica (Sistemas de Energia): UFU Campus Uberlândia, 1999; Especialização em Pedagogia: UNITRI Campus Uberlândia, 2003) Servidor Público Federal: IFTM Campus Patos de Minas, 2009; Professor desde 1999; Pró-Reitor de Extensão e Cultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM

Dia: 11 de março

Hora: 16h às 17h30

Local: Link 

Alexandre José Cadilhe (UFJF) - mediador

Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística Interacional; Análise de Discurso; Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação).

Fabiana de Oliveira (UNIFAL-MG)

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui doutorado em Educação pela mesma instituição com estágio de doutoramento pela Universidade do Minho (UMINHO). É docente do Instituto de Ciências Humanas atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua nos seguintes temas: ensino, infância e relações étnico-raciais.

Fátima Lima (UFRJ)

Antropóloga, professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada - PIPGLA - UFRJ/Fundão e professora do Programa de Pós Graduação em Relações Étnico Raciais, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

Marina Vieira de Carvalho (UFAC)

Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período sanduíche na Université Paris VII. Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (UFAC) e coordenadora de ensino do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFAC).

Dia: 11 de março

Hora: 17h30 às 19h

Local: Link

Marco Antonio Torres (UFOP) - mediador

Professor associado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Outro Preto (UFOP) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação. Desenvolve pesquisas relacionadas a gênero, sexualidades, educação inclusiva e direitos humanos na área da Educação.

Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ)

Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq).

Karla Galvão Adrião (UFPE)

Professora associada do departamento e da pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Co-coordenadora do Laboratório de Sexualidade Humana-Labeshu/UFPE. Trabalha com epistemologias feministas decoloniais e Pós-estruturais, com questões de branquitude, de sexualidades e com processos grupais e arteterapeuticos.

Suely Messeder (Uneb)

Em tempos insólitos, letárgicos, anti-intelectual nos apresentarmos como professoras é um ato de bravura e ao mesmo tempo uma incineração de si afinal somos as novas bruxas e nossa escrita encarnada como pesquisadoras acadêmicas é a atual blasfêmia na Era Neoliberal. As conquistas acadêmicas como professora titular doutora em antropologia e pesquisadora na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) me conduziram a produção do conhecimento demasiadamente humano, falível e incerto, mas certamente o compromisso com as justiças sociais, de raça, de gênero, erótica, religiosa e científica me levaram a reconhecer a nobreza desta produção.