Os anais do 9° CBEU estão disponíveis para consulta de todos os interessados.

A publicação cataloga e reúne os resumos das produções apresentadas e está à disposição dos participantes – autores, coautores, estudantes, pesquisadores, técnico-administrativos – e sociedade em geral.

Estão na publicação os resumos dos trabalhos apresentados nas modalidades Redes de conversa e Lançamento e exposição de produtos de extensão, atividades que integraram a programação do CBEU em 2021.

Os resumos estão organizados de acordo com as oito áreas temáticas da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho (ver sumário).

Participação intensa

No texto de apresentação, as coordenadoras gerais do 9º CBEU, Claudia Mayorga e Eliane Garcia, respectivamente pró-reitoras de Extensão da UFMG e da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) – as instituições foram as organizadoras do evento –,  destacam a dimensão do evento, que “teve uma programação muito robusta, com participação intensa e com exposições e debates que indicam o quão consolidada está a extensão em nosso país, além de revelar as formas tão diversas de atuação da extensão frente às questões da sociedade”.

O texto ainda relembra “a participação muito importante dos estudantes, relatando suas experiências, refletindo sobre como se adaptaram e reinventaram a extensão nesse momento da pandemia, mostrando uma dimensão altamente criativa, inovadora e ousada”.

As discussões do congresso, notadamente as redes de conversa e mesas-redondas, também propiciaram a delimitação de uma agenda pró-direitos humanos, constituída por proposições teóricas e metodológicas e desafios para o presente e o futuro nesse campo.

Krenak, Boff e Paulo Freire

O 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária foi realizado virtualmente, em março de 2021, pela UFMG e pela Unifal-MG. Pela primeira vez, o evento contou com o apoio de uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do Brasil.

Foram apresentados 2.994 trabalhos, que mobilizaram 711 redes de conversa (salas virtuais). O evento se destacou também pelo número expressivo de inscritos: 14.903 pessoas de todo o país – estudantes, docentes, profissionais das políticas públicas, representantes de comunidades, movimentos sociais, organizações sociais e profissionais de diversas áreas.

A programação teve ainda 20 mesas-redondas – que reuniram 80 especialistas –, conferências do ambientalista Ailton Krenak e do teólogo Leonardo Boff, manifestações de arte e cultura (em parceria com o Festival de Verão UFMG e a Rede de Museus da Universidade) e exposição virtual de produtos extensionistas. O Espaço Paulo Freire abrigou reflexão e discussões sobre a luta do movimento estudantil em defesa da extensão e das causas populares, no ano do centenário do pedagogo, que é o patrono da educação brasileira.

A cada dois anos, o CBEU é promovido em alguma região do Brasil pelas Instituições de Ensino Superior (IES) congregadas no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).

História

Em 2021, a UFMG ainda fez história ao realizar o evento pela segunda vez. Em 2004, a Universidade sediou a segunda edição, com o tema [Re]conhecer diferenças e construir resultados. A 2ª e a 9ª edições se relacionam por meio de temáticas que destacaram o papel da universidade pública na garantia e prevalência da dignidade humana, igualdade e justiça social.

A cada dois anos, o CBEU é promovido em alguma região do Brasil pelas Instituições de Ensino Superior (IES) congregadas no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).