Conferencista é autor de mais de 60 livros e defensor da causa dos direitos humanos (Foto: divulgação).

As questões no campo dos direitos humanos marcaram as discussões do 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e ganharam relevância ainda maior no diálogo das universidades com a sociedade.

Para refletir sobre esses desafios e o papel da universidade nesse contexto,  o 9° CBEU conta na quinta-feira, dia 11 de março, com a conferência do teólogo, filósofo, escritor e professor Leonardo Boff. Com o tema Direitos Humanos, atuação das Universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum, a conferência ocorrida na noite de encerramento do congresso teve transmissão pelo canal do YouTube da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, Boff ressaltou as grandes responsabilidades das instituições, em especial as públicas, para combater o histórico de desigualdades, os ataques ao direto à vida, as violências contra a “mãe terra”, devendo atuar firmemente para reparações, políticas públicas, inclusão, diversidade e respeito ao planeta.

Um dos principais expoentes da Teologia da Libertação, corrente que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã, o conferencista também refletiu sobre as vulnerabilidades do planeta e as consequências e lições da pandemia de covid-19, que deixou “o homem moderno impotente e os direitos humanos e o próprio conhecimento sob ataques do negacionismo científico e climático. A terra tem recursos finitos, pede socorro e está no seu limite. Ou o homem para ou não saberemos aonde vamos chegar”.

Para ele, “diante das crises advindas do antropoceno e necroceno, a universidade deve buscar prover uma articulação da ciência com a ecologia em prol da garantia da vida, da cultura, dos povos e saberes tradicionais, deve estar ao lado das comunidades e lutar pela nossa casa comum”.

Autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística, Leonardo Boff é também Doutor Honoris Causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia). Foi agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior em razão de sua luta em defesa dos direitos humanos.

A edição de 2021 do CBEU é organizada de forma virtual pela UFMG e a UNIFAL-MG em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país, com o tema Redes para promover e defender os direitos humanos.

Grabriela Francine/Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão/UFMG