A temática do congresso nasce das discussões do Forproex acerca da conjuntura desfavorável dos direitos humanos, em especial das minorias e da parcela considerável da população brasileira historicamente excluída de direitos consagrados na Constituição Federal.

Nesse momento em que as universidades públicas, especialmente as brasileiras, estão sendo tão atacadas, o trabalho em parceria e redes de cooperação se tornam indispensáveis à educação pública, inclusiva e plural.

Diversas medidas estabelecidas pela UFMG têm procurado ampliar o cumprimento de uma agenda de direitos. Decisões sobre proibição do trote, adoção de nome social e apoio a núcleos de pesquisa e extensão relacionados a temas e serviços sobre grupos que sofrem com discriminações fazem parte dessa agenda.

A Universidade conduz iniciativas que envolvem todas suas áreas de conhecimento, grupos de ensino, pesquisa e extensão, redes inter e transdisciplinares e parcerias continuadas com diferentes segmentos e grupos da sociedade. A realização do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) vai ao encontro dessas ações de promoção e defesa dos direitos humanos.

A expectativa é de que o Cbeu seja um espaço privilegiado de debate e reflexão sobre uma pauta que está sempre em construção e de que o evento provoque um efeito multiplicador na sociedade, contribuindo para a construção de um país mais justo e equânime.

Gostou dessa notícia? Clique abaixo nas redes sociais e a compartilhe com seus amigos.