Deputado federal Samuel Viana, da bancada mineira no Congresso Nacional, colocou mandato à disposição da Universidade

O ano legislativo começou, oficialmente, nesta quinta-feira (1/02), com a realização de uma sessão conjunta em defesa da democracia pelos chefes dos Três Poderes da República, no Congresso Nacional. Na mesma data que ocorre a abertura oficial da pauta legislativa em nível federal, em Brasília, a reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida abre a agenda e recebe em seu gabinete o deputado federal mineiro, Samuel Viana (Republicanos-MG).

Durante o encontro, realizado no início da tarde desta quinta-feira, o parlamentar afirmou para a reitora e para a diretora de Cooperação Institucional, professora Zélia Lobato, que desde o início do mandato desejava vir à Universidade para inaugurar uma relação institucional e duradoura com a UFMG. Samuel Viana agradeceu a acolhida de seu pedido de agenda e destacou que as pesquisas, estudos e análises desenvolvidos na Universidade são muito importantes para subsidiar o trabalho parlamentar. “Temos uma assessoria legislativa excelente, mas informações e dados gerados por trabalhos e projetos acadêmicos são muito valiosos para subsidiar a construção de propostas parlamentares e para a edificação de políticas públicas. Nós, do Legislativo, e as instituições de ensino superior devemos trabalhar conjuntamente, em uma agenda republicana em benefício da sociedade”, afirmou o parlamentar.

A reitora Sandra Goulart agradeceu a visita e reafirmou ao deputado, que está em seu primeiro mandato, o que tem dito para outros parlamentares: “A UFMG é uma instituição pública apartidária e, portanto, está à serviço da sociedade e de portas abertas para aqueles que desejem construir projetos que fortaleçam a democracia, os direitos civis e humanos e iniciativas que objetivem a construção de uma sociedade mais equânime, justa e assentada no diálogo”. A dirigente da Universidade felicitou o parlamentar pela postura e destacou que precisará muito do apoio da bancada mineira no encaminhamento de demandas, entre elas a da recomposição orçamentária das universidades públicas brasileiras.

“A Lei Orçamentária para 2024 aprovou um orçamento insuficiente e muito inferior ao de 2023. O que agrava ainda mais a situação das universidade, entre elas a da UFMG, que têm ampliado vagas, aberto cursos e recebido alunos e alunas com necessitam de assistência estudantil para dar continuidade aos estudos. É necessário que contemos com o apoio da bancada mineira para uma recomposição do orçamento para a educação”, completou Sandra Goulart. A reitora da Universidade informou, ainda, ao parlamentar que recursos advindos de emendas parlamentares impositivas, sobretudo as emendas de bancada, têm sido usadas para finalizar obras do projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Da esquerda para a direita, a assessora parlamentar Maria Cláudia Peixoto, o deputado Samuel Viana, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e a diretora de Cooperação Institucional da Universidade, Zélia Lobato. Foto: Marcílio Lana (COPI/UFMG)

Perfil parlamentar

Samuel Viana tem 31 anos, é advogado e filho do senador mineiro Carlos Viana. Ele foi eleito, em 2022, por Quociente Partidário com 62.704 votos. O quociente partidário é “o resultado da divisão da soma dos votos válidos de cada partido político ou coligação pelo quociente eleitoral. O resultado indica o número de vagas que o partido ou coligação obteve. As vagas são preenchidas pelos candidatos que alcançaram o maior número de votos dentro do partido ou coligação” (Fonte: Agência Senado).

As principais bandeiras do parlamentar mineiro são a do agro, ao municipalismo, a melhoria da qualidade da saúde e educação pública e pelos direitos das pessoas. No Congresso Nacional, integra a bancada negra, a comissão de saúde e participou da CPI – Manipulação de Resultado em Partidas de Futebol: Suplente, 17/05/2023 – 26/09/2023.