Café intercultural promove apresentação: “Discover Indonesia”

Aconteceu no dia 05 de outubro, às 13h, palestra intitulada “Discover Indonesia”, realizada por Dicky Aditiya Kurniawan, estudante de Gestão de Negócios da Sepuluh Nopember Institute of Technology (ITS), que participou do 2020 UFMG Summer School on Brazilian Studies.

Na ocasião, Dicky apresentou seu país, o arquipélago da Indonésia, com mais 17000 ilhas. Em especial, mencionou a cidade de Klaten pertencente à província de Central Java, onde vive. Comentou também sobre o javanês, uma das línguas oficiais da Indonésia, onde se fala mais de 700 línguas e dialetos.

Em relação à cultura e às tradições do povo, contou sobre algumas comemorações, como o festival tradicional Yaqowiyu, que acontece no segundo mês do calendário javanês, em que há distribuição de bolos de apem, feitos de farinha de arroz e pedaços de coco, que as pessoas acreditam trazer prosperidade e boa sorte. Mencionou também o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, que finda com a maior festa do calendário muçulmano, que Dicky comparou ao Natal para os cristãos.

Em seguida, o estudante contou sobre uma arte performática com mais de cinco séculos de idade, o show de fantoche de couros (Wayang Kulit). Trata-se de um teatro de sombras com fantoches, em que é apresentada uma história, para reflexão e compreensão da filosofia de vida javanesa.

Dicky citou também algumas atrações turísticas, como o Prambanan, um conjunto com mais de 240 templos hindus do século IX, que foram incluídos pela UNESCO na lista do Património Mundial da Humanidade; e os mergulhos em fontes, cujo fundo das águas são decoradas com motos e bicicletas antigas, proporcionando aos visitantes um cenário inusitado para tirar fotografias. Dicky concluiu a apresentação agradecendo aos participantes em javanês: “terima kasih”, que significa: obrigado!

Ao final da apresentação, Victor Dourado, bolsista do setor e estudante de graduação do curso de Relações Econômicas Internacionais da UFMG, abriu para perguntas e comentários dos participantes, que se mostraram curiosos em conhecer mais dessa cultura tão diversa.

Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio de Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor.  A apresentação foi ministrada em inglês e transmitida pela plataforma Zoom.

Confira a apresentação aqui

 Contato: acolhimento@dri.ufmg.br