Edital Unificado
O edital unificado é uma proposta da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG para otimizar a habilitação dos candidatos às vagas oferecidas pelos programas de mobilidade acadêmica internacional gerenciados pela instituição.
A unificação das chamadas de todos os processos em um único edital, possibilita o estudante participante aproveitar as vagas que surgem ao longo do ano e oferta a alocação em diversas instituições internacionais.
Requisitos globais para participar dos editais:
- Possuir vínculo ativo com a UFMG como estudante de graduação no período de inscrição e durante o período de mobilidade.
- Não estar respondendo a processo administrativo nem estar com a matrícula em situação de “trancamento total”, bem como não ter realizado mobilidade por um total de 04 (quatro) semestre letivos, consecutivos ou não;
- Ter concluído, com aprovação, no ato da inscrição, pelo menos 20% dos créditos necessários para integralização curricular do curso no qual está matriculado na UFMG, conforme Art. 9.1 da Resolução do CEPE 03/2012.
- O teste de proficiência é classificatório e não eliminatório, não sendo exigido para a inscrição.
- Estudantes sem conhecimento da língua ou que não dispõe de certificado de proficiência também poderão se inscrever e concorrer.
Processos anteriores:
Processo de seleção para o edital unificado
Processo de seleção:
O estudante que pleiteie participar dos programas de mobilidade deve percorrer 08 (oito) fases do processo:
- Inscrição: consiste na inserção de documentos e proficiência, e é compreendida em apenas uma etapa através do Sistema de Gestão Acadêmica (SiGA);
- Avaliação, classificação e habilitação: fases em que a DRI avalia, ordena os candidatos de acordo com as notas obtidas e os habilitam para as fases subsequentes;
- Alocação e orientação: alocação dos candidatos habilitados nas vagas disponíveis e, posteriormente a divulgação dos resultados, cumprimento dos trâmites necessários para a efetivação da mobilidade;
- Intercâmbio e pós-intercâmbio: período efetivo da mobilidade e, após o retorno, entrega de relatórios, aproveitamento dos créditos junto aos colegiados e compartilhamento das experiências vivenciadas.
Programas contemplados no edital unificado
Fazem parte do Edital unificado os seguintes programas:
Minas Mundi

O programa visa promover o intercâmbio científico e cultural entre a UFMG e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando aos alunos de graduação uma experiência acadêmica internacional, que integrará seu Curriculum e Histórico Escolar.
Benefícios: Isenção de taxas pedagógicas (verificar outras condições específicas de cada vaga).
Escala Estudantil
Escala Estudantil da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)
O Programa ESCALA Estudantil tem por objetivo apoiar a mobilidade internacional dos estudantes de graduação entre as universidades membro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). O intuito é a criação de um “espaço acadêmico comum ampliado latino-americano” – ESCALA – que oriente as atividades desenvolvidas no âmbito da AUGM.
Benefícios oferecidos pelo Programa ESCALA:
- Alimentação e hospedagem garantidas pela universidade de destino aos selecionados pela UFMG para participar do Programa ESCALA Estudantil.
- A forma de concessão destes benefícios varia de uma instituição para outra. Em algumas universidades, poderão ser ofertadas bolsas, enquanto que em outras, o estudante terá acesso à moradia e ao restaurante universitário.
- Havendo disponibilidade orçamentária, os candidatos aprovados também poderão receber auxílio financeiro concedido pela UFMG, destinado à compra de passagens e contratação de seguro saúde.
Santander Ibero-americanas
O Santander Ibero-americanas é aberto a todas universidade do Brasil participantes e contribui para a mobilidade internacional dos alunos para os seguintes países: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai . No programa é ofertado uma bolsa de estudos de 3 mil euros para apoiar o aluno nos gastos com o intercâmbio.
Benefícios oferecidos pelo Programa Santander Ibero-americanas são:
- A ajuda de custo aos estudantes no valor equivalente a 3 mil euros;
- Um curso online de Experiência Internacional
Santander Top Espanha
O Santander Top Espanha oferece curso de espanhol na Universidad de Salamanca para professores e alunos de graduação e pós-graduação das universidades participantes. O curso tem duração de três semanas e além do idioma, os alunos têm interação com pessoas do mundo inteiro e uma imersão na cultura espanhola.
A bolsa de estudo contempla:
- Passagens áreas nacionais e internacionais;
- Alojamento estudantil com 3 refeições diárias;
- Seguro saúde e de vida;
- Curso de Espanhol com o material didático e certificado da Universidad de Salamanca;
- Passeios culturais.
Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados – MARCA
O (MARCA) é um programa de mobilidade para graduandos de cursos aprovados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul) promovido pelos países do MERCOSUL. O objetivo do programa é fortalecer os cursos acreditados, fomentar a integração e a internacionalização da educação superior regional. Os cursos de graduação poderão participar do Programa MARCA mediante adesão ao bloco pelo curso acreditado.

O Erasmus + é um programa de mobilidade criado e financiado pela União Europeia (UE). As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.
Proficiência para mobilidade discente
É possível que a vaga disponibilizada no edital especifique que o candidato tenha um conhecimento mínimo do idioma no qual serão conduzidas as aulas. É necessário verificar qual o nível específico exigido para cada vaga, e quais os certificados aceitos pela instituição. Fique atento, também, aos prazos de validade dos certificados.
A Faculdade de Letras da UFMG oferece semestralmente a aplicação de um exame que é amplamente aceito em diversas universidades parceiras. Para informações sobre esses exames acesse o site do CENEX/FALE (https://cenex.letras.ufmg.br/exames-de-proficiencia/mobilidade-internacional).
Outras instituições oferecem exames como o Instituto Cervantes, Universidade de Cambridge, entre outros. Para isso você deve acessar cada instituição individualmente. Algumas informações adicionais podem ser acessadas aqui.
Mobilidades internacionais não gerenciadas pela DRI
Existem diversas formas de realizar uma mobilidade acadêmica não gerenciada pela DRI, ou seja, sem que seu processo de seleção e/ou aplicação se dê através da Diretoria de Relações Internacionais. Seguem algumas delas:
Mobilidade Livre
Education USA
AULP
Brafitec e Brafagri
ParisTech
Cotutela de Graduação
ELAP
Erasmus
Living Lab Biotech Brazil
Após receber a carta de aceite da universidade de destino, o estudante deve encaminhar o documento ao Setor de Mobilidade Internacional informando o caráter de sua mobilidade/programa (mobilidade livre, BRAFITEC, MARCA, etc). A DRI, então, busca a universidade de destino e, caso não haja objeções, o setor emite a “declaração de mobilidade internacional”, documento que possibilita que o estudante entre com o processo de afastamento para intercâmbio, junto ao colegiado. Vale destacar que o afastamento para intercâmbio tem um limite de 04 (quatro) semestres totais, independente do tipo de mobilidade (não gerenciada ou através de convênio), consecutivos ou não. O afastamento mantém o vínculo do estudante com a UFMG ativo e permite que, ao retornar, o colegiado avalie as disciplinas cursadas no exterior para possível integralização.
Caso seja necessário alguma declaração por parte da universidade, durante processo de aplicação para mobilidades não-gerenciadas, o interessado deve enviar um e-mail para o Setor de Mobilidade Internacional (programas@dri.ufmg.br) explicando seu caso e, se possível, oferecendo modelo para o documento solicitado.
Orientações aos colegiados sobre mobilidade internacional
TIPOS DE PROGRAMAS
Há, basicamente, duas formas de intercâmbios de graduação:
- PROGRAMAS GERENCIADOS pela DRI
Referem-se à seleção de alunos por meio de chamadas ou editais publicados pela DRI, os quais permitem, aos alunos habilitados e nomeados pela DRI, acesso às vagas negociadas através de acordos/convênios entre a UFMG e outras instituições de ensino.
- PROGRAMAS NÃO GERENCIADOS pela DRI
Referem-se aos processos de mobilidade nos quais o próprio aluno gerencia diretamente sua vaga e candidatura com a universidade de destino, sem que haja seleção por parte da DRI, tais como Mobilidade Livre (Free Mover), dentre outros.
DOCUMENTAÇÃO PARA AFASTAMENTO DO ALUNO
Os documentos relacionados abaixo deverão ser apresentados pelo aluno ao colegiado para realização do afastamento destinado à mobilidade internacional, inclusive para extensão de mobilidade:
1- Plano de Atividades Acadêmicas – Há basicamente 3 modelos: o modelo da DRI, os modelos específicos do Programa Escala Estudantil AUGM (Formulário de Inscrição PEEG-1 e Contrato de estudos PEEG-2) que substituem o modelo da DRI, e modelos próprios das universidades estrangeiras (Learning Agreement, Contrato ou Acordo de Estudos etc).
Caso a universidade de destino tenha formulário próprio, ele pode ser utilizado desde que contenha todas as informações requeridas no formulário da DRI.
O Plano de Atividades deve conter data, assinatura do aluno e do coordenador do colegiado, bem como carimbo do coordenador, sendo aceitas assinaturas digitais a critério do colegiado.
Alguns Planos de Atividades de instituições estrangeiras podem solicitar também a assinatura do coordenador institucional, que é o Diretor da DRI. Nesses casos, a DRI só assinará após o documento já estar assinado pelo aluno e pelo coordenador do curso na UFMG.
2- Carta de Aceite – Documento que atesta o aceite do estudante para mobilidade internacional, concedido pela universidade de destino e indica o período em que o aluno realizará mobilidade.
2.1- Carta de Aceite para Extensão de Mobilidade: Há universidades parceiras que emitem nova carta de aceite para o período de extensão de mobilidade; outras, emitem apenas o comprovante de matrícula, ambos são aceitos.
3- Declaração de Intercâmbio – Documento que pode ser apresentado em duas formas: emitido pelo aluno no Sistema de Gestão de Mobilidade, no SiGA, ou emitido pela DRI, via SEI (Proof of Enrolment ou Letter of Support), dependendo da necessidade do aluno junto aos consulados para emissão de visto.
4- Formulário de Afastamento – Formulário que visa regularizar o afastamento e manter o vínculo do aluno ativo junto ao colegiado e à UFMG. A Resolução nº 03/2012, de 04 de dezembro de 2012, estabelece o máximo de 04 semestres de afastamento para intercâmbio do aluno, sendo eles consecutivos ou não.
Atenção:
- a) É de responsabilidade do aluno encaminhar a documentação para afastamento e acompanhar o processo junto ao colegiado;
- b) É facultado ao colegiado determinar a forma de recepção e assinatura da documentação, se presencialmente ou por e-mail.
- c) A DRI não realiza afastamento do aluno, nem interfere na escolha das disciplinas que o aluno irá cursar no intercâmbio.
- d) O aluno é orientado a dar ciência à DRI de toda e qualquer ocorrência relativa à documentação e ao intercâmbio, colocando sempre o colegiado em cópia.
FINALIZAÇÃO DO INTERCÂMBIO
Ao término do intercâmbio, a DRI encaminhará ao colegiado, via SEI, o Certificado de Notas do aluno para integralização dos créditos. O Certificado de Notas é o documento oficial emitido pelas instituições estrangeiras, ao final do intercâmbio, em que constam as disciplinas, notas finais, carga horária, atividades, créditos e conceitos cumpridos pelo aluno. Por meio do Certificado de Notas, o colegiado poderá fazer o aproveitamento dos créditos, conforme suas normativas.
É de responsabilidade do aluno acompanhar a integralização dos créditos junto ao colegiado.
ACESSO À INFORMAÇÃO
Para ter acesso aos modelos de formulários, escreva para: minasmundi@dri.ufmg.br