A Université de Franche-Comté (UFC) receberá até 26 de fevereiro candidaturas para a Bolsa Victor Hugo 2024-2025, destinadas a estudantes de mestrado da América Latina interessados em realizar período de estudos de um ano, de julho de 2024 a junho de 2025, em um dos programas de pós-graduação ministrados pela universidade.

A Bolsa Victor Hugo tem valor aproximado de 7.000 euros e inclui a isenção das taxas de inscrição na universidade, além de benefícios para alojamento, refeições e contratação de pacote de internet. A bolsa também cobre treinamento intensivo de língua francesa durante os dois meses anteriores ao início do ano letivo (julho-agosto).

São critérios para candidatura:

• Ser nacional e residir em um país de língua francesa, espanhola ou portuguesa na América Latina e no Caribe;
  • Ter menos de 35 anos no momento da inscrição;
  • Possuir pelo menos um diploma de graduação ou equivalente reconhecido pela França;
  • Diploma de bacharel em um campo compatível com o do programa de mestrado.
  • Estar matriculado na UFMG, no momento da inscrição, em um programa de mestrado.

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos:

• Formulários devidamente preenchidos (disponíveis na convocatória abaixo);
  • Carta de apresentação em francês;
  • Curriculum vitae em francês;
  • Documento de identidade (RG ou passaporte);
  • Cópias dos títulos, certificados ou diplomas detidos pelo estudante;
  • Transcrições oficiais das notas obtidas em cada matéria para cada ano acadêmico (certificadas pela instituição de origem). Não é obrigatória a tradução juramentada;
  • Certificado de matrícula na universidade parceira no momento da inscrição;
  • Certificado de nível de francês, recomenda-se nível B2 (TCF, DELF e DALF, de preferência). Um certificado de conclusão de língua francesa da Aliança Francesa ou de um instituto de línguas autorizado será aceito;
  • Certificado de inglês: o nível B2 em inglês é exigido para os mestrados ministrados em inglês.

O procedimento de candidatura deverá obrigatoriamente ser realizado pela UFMG, de forma que os estudantes deverão encaminhar a documentação completa e compilada à DRI via formulário online para que seja posteriormente enviada à Université de Franche-Comté.

Todas as informações estão disponíveis na Chamada 04/2024.

Mais informações estão disponíveis na Convocatória da Bolsa Victor Hugo, contendo o guia de candidatura e informações práticas, ou no site do Campus France.

Para mais informações: dreif@univ-fcomte.fr

Em caso de dúvidas, entrar em contato via e-mail: programas@dri.ufmg.br