ACNURo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (United Nations High Commissioner for Refugees – UNHCR), promoveu um Concurso global de arte “Juventude #ComOsRefugiados”.  O projeto “Juntos pelo Esporte” contou com mais de 1.600 jovens artistas de 100 países que enviaram seus desenhos e artes com o tema “O esporte nos une” para ilustrar a sua “bola dos sonhos” a fim de serem estampados em bolas de futebol. Dos cinco desenhos vencedores, um deles foi de uma jovem refugiada venezuelana que vive em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

A UFMG foi presenteada com uma dessas bolas com objetivo de mobilizar apoio para programas esportivos para comunidades de pessoas em situação de deslocamento forçado e demonstrar o poder transformador do esporte. A doação foi entregue pela Diretoria de Relações Internacionais – DRI –  por meio da servidora Luciana Fiuza, ao Centro Pedagógico da UFMG,  para o diretor Marcos Elias Sala e a vice-diretora Luiza Santana Chaves.

A produção das bolas⁠ irá gerar renda para pessoas refugiadas e adultos em situação de vulnerabilidade, a qual será doada para programas do ACNUR que oferecem aos refugiados acesso a instalações esportivas e equipamentos.

Confira as artes e o depoimento dos participantes do concurso aqui.

 

ACNUR é uma agência da ONU que atua para assegurar e proteger os direitos das pessoas em situação de refúgio em todo o mundo. O ACNUR no Brasil tem um papel pioneiro e de liderança na proteção internacional dos refugiados. O Brasil foi o primeiro país do Cone Sul a ratificar a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951, no ano de 1960 e é  internacionalmente reconhecido como um país acolhedor.