Os dez estudantes da UFMG foram acompanhados pela servidora Alessandra Moreira, da DRI, nas apresentações em São Carlos, SP.

Realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, a XXVII edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, Associação de Universidades Grupo Montevidéu, reuniu na cidade de São Carlos, São Paulo, pesquisadores dos seis países latino-americanos componentes da associação para apresentarem seus trabalhos sob o tema central “A Ciência e a Tecnologia na Produção de Inovação e Transformação Social”. A UFMG foi representada por dez estudantes de graduação e pós-graduação que expuseram em diferentes categorias os projetos de pesquisa desenvolvidos em suas respectivas unidades acadêmicas.

Estudante do nono período de pedagogia, Rodrigo Alvarenga apresentou seu trabalho intitulado “Representações do analfabeto na imprensa brasileira (1808-1849)”, no tema específico “História, Regiões e Fronteiras”. “Buscamos com a pesquisa entender quais noções do termo ‘analfabeto’ estiveram presentes na imprensa brasileira da primeira metade do século XIX”, contou o estudante que elaborou sua pesquisa junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação (GEPHE). “Identificamos que o significado do termo analfabeto se encontrava em disputa e, até o momento, categorizamos esses significados em cinco grupos, dentre os quais estão, por exemplo,  aquele associado ao indivíduo que não sabe ler, escrever, contar e/ou assinar ou que possui poucos conhecimentos, além de outros significados muitas vezes imprecisos”, acrescentou.

A XXVII edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM reuniu estudantes dos 6 países latino-americanos que compõem a associação para um intercâmbio de conhecimentos.

Destaque no evento, Laura Barbosa Nunes, doutoranda em enfermagem, foi premiada no tema “Atenção Primária à Saúde” com o trabalho “Protocolo I-SMART – Plano inteligente na intervenção telefônica orientada para as práticas de autocuidado em Diabetes Mellitus Tipo 2 na Atenção Primária”, desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (NUGEAS). “No Protocolo Smart, enfermeiro e paciente constroem juntos metas a curto prazo de autocuidado, com caráter motivacional, que estimulam mudanças de comportamento relacionados aos hábitos, estilos de vida e práticas de atividades físicas”, relatou a estudante cuja pesquisa é apenas uma parte de sua tese de doutorado. “Minha tese é embasada nessa mudança de comportamento via intervenção telefônica, que apresentei em São Carlos, mas também a partir de grupos educativos”, concluiu Laura, que também compartilhou sua experiência com a Escola de Enfermagem da UFMG.

Ao longo dos três dias de evento, os presentes tiveram a oportunidade, além da programação acadêmica, de participar em atividades culturais no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), sede do evento, e outros locais da cidade, como o Parque Ecológico e uma visita à Casa do Pinhal.

Sobre a AUGM
Criada em 1991, a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), reúne universidades autônomas argentinas, bolivianas, brasileiras, chilenas, paraguaias e uruguaias, que compartilham características e similaridades em estruturas acadêmicas e níveis equivalentes de serviços.