Aconteceu no dia 22 de junho, por meio do Café Intercultural, realizada pelo setor de Acolhimento da DRI, a palestra intitulada “Chile, Chile Lindo”. Alexis Reyes Gonzales, estudante de Engenharia Civil Industrial na Universidad de Talca,  no Chile, está atualmente em intercâmbio na UFMG, no curso de Engenharia Ambiental.

Durante sua apresentação, Alexis promoveu uma viagem on-line pelo Chile, e seus  principais pontos turísticos,  cultura e curiosidades sobre o país. Iniciou mencionando que o local mais seco do mundo está localizado no Chile, o Deserto de Atacama, que é 250 vezes mais seco que o deserto do Saara; a secura do local é tão grande, que quando chove as espécies microscópicas existentes podem morrer. Além disso, o Chile é o país que possui mais vulcões no mundo, tendo quase dois mil deles ao longo de seu território. Alguns, inclusive, se encontram em atividade, nada perigoso, mas pode ser observada uma fumaça, saindo de alguns deles.

Outro fato sobre o Chile, é que no país os bombeiros são voluntários, o que surpreendeu os ouvintes da palestra do Café Intercultural. Na maioria das vezes, não existe auxílio do governo, somente quando ocorrem incêndios em grande escala, em que  é necessário a ajuda de aviões de outros países. Fato muito triste, segundo Alexis, pois muitas vezes são vistos bombeiros pedindo dinheiro em semáforos, até mesmo para arcar com pedágio quando vão de uma cidade para outra, em momentos de emergência.

Em relação às paisagens, o Chile é um país rico em locais belos. Um dos pontos turísticos mais conhecidos é Rapa Nui, onde está a Ilha de Páscoa, localizada no meio do Oceano Pacífico. Nesse local os habitantes possuem cultura e idiomas próprios, mas  também falam o Espanhol. É no Chile que se encontra também a região de Valparaíso, que foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2003.

O Chile também é um país com muitas comidas típicas, como o “completo”, um cachorro quente chileno (já até tivemos uma apresentação nas redes da DRI: https://www.instagram.com/p/CJ7JIUNp6x6/),  que leva inclusive a Palta, um abacate que é um grande amor dos chilenos.

Alexis também mencionou o marcante patriotismo do seu país. A semana do dia 18 de setembro, dia da Independência Chilena, é repleta de comemorações, e até as escolas entram em férias. Essa festividade também apresenta a dança nacional chamada “Cueca”, com competições para eleger seus campeões nacionais. Durante o mês de setembro também é obrigatório que cada casa tenha a bandeira chilena, caso contrário o morador poderá levar multa.

Ao final da palestra, foi aberto um momento para perguntas, além de interações entre os ouvintes, que apresentaram curiosidades e se mostraram bastante participativos e interessados em conhecer e visitar o país.

Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio dos bolsistas Artur Macedo e Gabriela Fagundes.