A Diretoria de Relações Internacionais convida a todos para a palestra “Nāda Yoga: O silêncio, o som e a palavra”, ministrada pelo instrutor  Antônio Beirão, em uma iniciativa do Centro de Estudos Indianos da DRI/UFMG.

A palestra acontecerá no dia 22 de novembro às 17h30 e será transmitida pelo canal da DRI no YouTube. Haverá emissão de certificados – Somente para os participantes que realizarem a inscrição no link gerado durante o evento ao vivo.  A apresentação terá um breve panorama de algumas tradições engajadas na busca espiritual pelo anāhata nāda, com  compartilhamento de experiência e estudo sobre Dāgarvāni Dhrupad. Ao final, haverá um tempo aberto ao público para perguntas,  dúvidas e comentários.

 

A busca pelo som primordial, ou “anāhata nāda”, é um pilar de diversas tradições no subcontinente indiano. Esse som não é perceptível por nossos ouvidos, mas rege as leis da natureza, da vida, da consciência e dos afetos. O estudo do sânscrito, a entoação de mantras, a meditação e o treinamento e apreciação musicais são algumas disciplinas conduzidas por e para a experiência do anāhata nāda. Os fundamentos do som primordial são trabalhados em diversas tradições e estão descritos em inúmeros textos sagrados, como os Vedas, os Upaniṣads, os Tantras e os tratados de Yoga e de música e, também, nas linhagens ditas de matriz hindu, integra também tradições Budistas, Jainistas, Sikhs, Islâmicas, entre outras.

 

Antônio Beirão é instrutor de Nāda Yoga, músico e artista multimídia. A prática de Nāda Yoga (Yoga = união / Nāda = som, vibração) inclui processos de meditação ativa através da respiração, mantras, dinâmicas musicais e visualizações. Trabalho que visa a expansão da nossa escuta, respiração, voz e expressividade, trabalhando bloqueios e desequilíbrios em todas suas dimensões. A prática gera um estado de clareza, atenção e leveza, lapida nossa comunicação e cultiva a experiência da linguagem, música e som.