Aconteceu no dia 26 de novembro a segunda sessão da Conferência Internacional sobre Mudança Climática, Meio Ambiente e Desenvolvimento no Brasil e na China, por ocasião da cerimônia de assinatura do Acordo de Colaboração entre a UFMG e a Universidade Renmin da China (RUC), que contou com a presença do Diretor de Relações Internacionais da UFMG, professor Aziz Saliba, do Diretor-Adjunto de Relações Internacionais Dawisson Lopes, entre outros representantes da UFMG e da Renmin University of China.

O evento iniciou com o embaixador Rubens Ricupero, que abordou como são graves e duradouras as repercussões do aquecimento global e frisou a importância nas grandes nações, como o Brasil e a China, da conscientização da crise climática, afirmando que o aquecimento global também afeta o futuro dos relacionamentos internacionais.

Em seguida, a professora Dra. Lin Zhen, do Institute of Geographic Sciences and Natural Resources, Chinese Academy of Sciences, apresentou dados da degradação do ecossistema da China, apontando os fatos que contribuem para a permanência do impasse, mas também abordou a efetividade da aplicação de tecnologias implantadas na China.

Ao longo do evento, os representantes da China e do Brasil discutiram medidas que estão sendo tomadas em seus respectivos países para conter as consequências causadas pela crise ambiental que ambos vivenciam, ressaltando que, infelizmente, esse é um problema global.

 

Para assistir a conferência na íntegra, acesse o canal da DRI no Youtube.