Entre os dias 20 a 22 de outubro de 2017, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais tiveram a oportunidade de conhecer a cidade histórica de Diamantina, que está localizada na região do Vale do Jequitinhonha, cerca de 290 km da capital Belo Horizonte. A cidade abriga uma das unidades da UFMG, a famosa Casa da Glória, que dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Geociências e de outras unidades da UFMG.

Estudantes e pesquisadores internacionais e padrinhos e madrinhas, em frente a Catedral Metropolitana de Diamantina/MG

O evento, realizado pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais DRI/UFMG, faz parte do calendário de Atividades de Formação Multicultural que têm como objetivo desenvolver ações com estudantes e pesquisadores internacionais da universidade, gerando aproximação entre estudantes internacionais, participantes do Programa de Apadrinhamento e comunidade da UFMG.

Atividade guiada pelos estudantes Hianca Rocha e Pedro Fernandes do curso de graduação em Turismo da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

As atividades foram conduzidas pelos estudantes da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Hianca Rocha e Pedro Fernandes – ambos do curso de graduação Turismo. Os anfitriões falaram sobre os principais pontos turísticos da cidade que são Patrimônios Culturais da Humanidade pela UNESCO. Tivemos ainda a oportunidade de assistir à Vesperata, evento que ocorre frequentemente na cidade, com o intuito de mostrar um pouco da mineiridade por meio da Seresta. Durante a estadia na cidade, todos tiveram a oportunidade de conhecer sobre a história local e vivenciar um pouco da rotina e locais frequentados pelos diamantinenses.

Da esquerda para a direita: André Amaral (bolsista do Setor de Acolhimento DRI/UFMG), Elaine Parreiras (Setor de Acolhimento DRI/UFMG), Hianca Rocha (Estudante de Turismo da UFVJM), Nathália Rosário (Secretária Executiva DRI/UFVJM) e Marcelo Gomes (Setor de Admissão Internacional DRI/UFMG)

Os membros da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento e André Amaral, bolsista do Setor de Acolhimento, participaram das ações em Diamantina e tiveram a oportunidade de conhecer Nathália Rosário, Secretária Executiva da DRI/UFVJM, que neste semestre recebe uma estudante de El Salvador, para realização de mobilidade. Este encontro foi enriquecedor para ambas equipes de relações internacionais, que puderam compartilhar experiência de internacionalização e acolhimento.

As Atividades de Formação Multicultural são realizadas mensalmente e têm sido uma maneira de inserir os estudantes internacionais na cultura brasileira e principalmente mineira. Os resultados dessas ações têm se mostrado positivo e a cada atividade é percebido maior engajamento dos estudantes internacionais e brasileiros.