Programa ESCALA Estudantil

A criação de um “espaço acadêmico comum ampliado latino-americano” – ESCALA – é o que orienta as atividades que se desenvolvem no âmbito da AUGM.  Neste sentido, o Programa ESCALA Estudantil foi criado em 1999, mas teve início no 2º semestre do ano 2000. Suas atividades estão centradas na mobilidade de estudantes de graduação entre as universidades-membro da AUGM, contribuindo para a cooperação e integração regional. O Programa é pautado pelo princípio da reciprocidade – receber e enviar o mesmo número de alunos, preferencialmente com correspondência entre os cursos. As vagas e os cursos contemplados são definidos anualmente pelos Delegados Assessores da AUGM[1], com vistas que o maior número de cursos possa se beneficiar com o Programa.

As características centrais do Programa ESCALA são:

• Seu caráter político: estreitar os laços com os países latino-americanos;
  • Seu caráter social: incentiva a democratização da oportunidade de intercâmbio internacional, na medida em que oferece alimentação, hospedagem e uma possível ajuda de custo aos selecionados[2].

O Programa ESCALA Estudantil permite que estudantes regularmente matriculados em uma universidade-membro, realizem disciplinas/cursos de até um semestre de duração em uma universidade-membro de outro país, com a finalidade de cumprir parte das disciplinas ou créditos requeridos no currículo de seu curso na sua Universidade de origem.

Os atores envolvidos no Programa ESCALA Estudantil seriam:

• Intercambistas
  • Coordenadores Acadêmicos – referência acadêmica