A Diretora Adjunta de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Profa. Bárbara Malveira Orfanò, torna público o processo seletivo para o preenchimento de 05 (cinco) vagas para obter isenção de taxas na Escola de Verão da South China University of Technology (SCUT). O participante deve possuir proficiência em língua inglesa (nível B2 ou superior) e assinar termo de compromisso responsabilizando-se a divulgar os resultados das atividades desenvolvidas na China.

O objetivo é promover o intercâmbio científico e cultural entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a SCUT, proporcionando a estudantes da UFMG uma experiência acadêmica internacional que integrará seu Curriculum.

Os cursos compreendem duas semanas de disciplinas referentes aos temas citados, cursos de cultura chinesa, bem como eventos culturais e viagens de campo a empresas e lugares turísticos.

Cursos Datas Créditos
Materiais Avançados de Matéria Macia e Biomedicina 14 a 27 de julho de 2024 Até 8 (oito) créditos
Inteligência Artificial e Manufatura de Alta Tecnologia 14 a 27 de julho de 2024 Até 8 (oito) créditos
Química e Engenharia Química 14 a 27 de julho de 2024 Até 8 (oito) créditos

Os cursos são passíveis de acreditação formal para posterior integralização curricular de acordo com os critérios do colegiado do curso de origem do estudante selecionado.

É de exclusiva responsabilidade da SCUT a admissão do estudante da UFMG em sua Escola de Verão.

O estudante selecionado estará isento da taxa de inscrição e mensalidades (inclusos curso acadêmicos, leituras, eventos e passeios culturais, além de visitas a empresas). Devem ser assumidas pelo estudante selecionado as despesas de viagem (passagem aérea, seguro saúde, visto, documentos), alimentação, acomodação e despesas pessoais que não sejam cobertas pela universidade anfitriã.

Vale destacar que os participantes ficarão hospedados no campus da instituição anfitriã. O custo da estadia é de 500 (quinhentos) yuans (moeda chinesa).

Atenção: é obrigatória a apresentação do seguro saúde para participar do programa.

Para candidatar-se, o estudante deve:

1. Estar regularmente matriculado em qualquer dos cursos de graduação (a partir do terceiro ano / 5º período) ou pós-graduação em Engenharia, Ciências da Computação ou Química da UFMG;
  2. Possuir proficiência em língua inglesa (nível B2 ou superior) a ser comprovada por meio de certificado de proficiência ou entrevista a ser feita após a primeira etapa do processo seletivo;
  3. Não ter sido indicado, através de processo seletivo gerenciado pela DRI, à vaga de intercâmbio para 2024;
  4. Ter bom desempenho acadêmico, verificado por meio da análise de Histórico Escolar;
  5. Ter passaporte válido.

Os candidatos deverão enviar, para o e-mail redes@dri.ufmg.br, incluindo no “assunto”: China2024 Nome CursoX (exemplo: China2024 Laura Santos Curso2), a seguinte documentação digitalizada, em formato PDF:

1. Formulário de Inscrição preenchido através do link.
  2. Carta de motivação em inglês (400 palavras) devidamente assinada;
  3. Curriculum Vitae e/ou Lattes;
  4. Histórico atual (pode ser emitido pela internet – MinhaUFMG, Portal Siga);
  5. Certificado de proficiência em língua inglesa (se houver) ou indicação do nível linguístico no espaço assinalado no formulário de inscrição (nível B2 ou superior);
  6. Cópia do passaporte válido (página em que é apresentada a validade do documento);
  7. Comprovante de matrícula na UFMG.

Atenção: documentação complementar poderá ser necessária após a aprovação do candidato.

Envio da documentação por e-mail até 15 de abril.

A DRI não se responsabiliza pelo pagamento de nenhuma despesa associada à participação na mobilidade em questão.

Em caso de dúvidas, entrar em contato via e-mail: redes@dri.ufmg.br

Confira a Chamada Nº 10/2024.