No dia 06 de agosto, João Victor Souza Alves, estudante de graduação do curso de Ciências Biológicas da UFMG, participou da terceira temporada do Café Intercultural virtual conduzindo a oficina intitulada “A Fauna do Brasil: diversidade e ameaças” que tinha o objetivo de mostrar as principais espécies de animais do território brasileiro, além de discutir sobre a importância da proteção da fauna brasileira.

A programação foi organizada por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio de Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor, no âmbito do projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”.

Na ocasião foram abordados e discutidos diversos aspectos relacionados ao meio ambiente retratando a enorme e rica biodiversidade do Brasil, que é considerado um dos países com o maior número de espécies animais do mundo, sendo também uma das principais áreas de captura e comércio ilegal da vida silvestre. Exemplo disso é o bioma amazônico, que vem sofrendo uma rápida degradação deixando milhares de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Um dos assuntos discutidos na videoconferência foi como colaborar para o fim do tráfico animal de espécies como o mico-leão-dourado, que está há muito tempo ameaçado de extinção, e se tornou um dos símbolos da luta pela conservação da diversidade biológica devido à devastação da Mata Atlântica que quase exterminou toda a população deste animal.

Ao final, foi evidenciada a importância da denúncia nos casos de comércio ilegal, bem como não adquirir animais traficados e produtos advindos de espécies selvagens protegidas.

Foi uma ótima oportunidade para que os acadêmicos brasileiros e estrangeiros da UFMG pudessem conhecer mais da fauna brasileira que possui animais endêmicos bem característicos e variados, e aprenderem sobre a importância da conservação ambiental.