No dia 1º de novembro de 2018, os estudantes internacionais da UFMG fizeram uma visita a Ouro Preto com alguns de seus padrinhos e madrinhas, como parte das atividades de formação multicultural oferecidas pela Diretoria de Relações Internacionais.

Sob a supervisão da servidora Luciana Fiuza, e com o auxílio do bolsista Eduardo Crivellari, os intercambistas realizaram passeios culturais e informativos no centro histórico de Ouro Preto.

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Praça Tiradentes, um dos principais pontos da cidade, onde está localizado o Museu da Inconfidência. Nessa ocasião, eles puderam conhecer um pouco mais sobre a história da Inconfidência Mineira.

Em seguida, puderam conhecer a parte exterior da igreja de São Francisco de Assis e a Feira de Pedra Sabão, onde artesãos locais expõem seus trabalhos artísticos, realizados primordialmente em pedra sabão. Os estudantes passearam pelas ruas da cidade, como a rua Direita e o Passo, onde contemplaram a cidade e a arquitetura histórica que lhe é característica.

Por fim, visitaram a Casa dos Contos, onde puderam ver de perto uma senzala com registros e peças da época da escravidão. Também aprenderam sobre a história da moeda no Brasil, tendo em vista que esse local foi a Casa da Moeda no período de 1820 a 1844.

As atividades de formação multicultural da Diretoria de Relações Internacionais fazem parte do Programa de Apadrinhamento de estudantes internacionais e têm como propósito a apresentação da cultura e da história brasileira a esses estudantes, ampliando as vivências do intercâmbio acadêmico.