Quarenta e cinco estudantes brasileiros e estrangeiros da UFMG participaram da atividade formação multicultural em Sabará

Na quinta-feira dia 16 de maio de 2019, estudantes, professores e pesquisadores internacionais e brasileiros da Universidade Federal de Minas Gerais visitaram a cidade de Sabará. A visita marcou a segunda Atividade de Formação Multicultural do semestre promovida pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

Com a participação de 45 estudantes brasileiros e estrangeiros que foram acompanhados por Allana Karla, bolsista do Setor de Acolhimento e Luciana Fiuza, responsável pelo Setor de Gestão de Operações e Informação, o objetivo da visita foi favorecer a integração dos estudantes e pesquisadores internacionais, promovendo atividades, em um ambiente externo à Universidade, que propiciam o contato com manifestações históricas da afro cultura e do período colonial brasileiro.

Os estudantes visitaram a Fazenda Arraial Velho localizada no bairro Arraial Velho de Santana às margens do Rio das Velhas e pertencente ao roteiro da Estrada Real e foram recebidos por lideranças da cidade que deram as boas-vindas aos estudantes e fizeram um breve relato sobre a cidade de Sabará.

Fazenda Arraial Velho

A programação na Fazenda Arraial Velho incluiu trilha ecológica além de uma visita às ruínas do período colonial, um momento para a contemplação da nascente que abastece a fazenda e deságua no Rio das Velhas, e também a oportunidade de observar obras centenárias baseadas nas arquiteturas africanas, como uma senzala, que hoje é utilizada como sede da fazenda.

ruínas da Fazenda Arraial Velho

O grupo também foi até ao Centro Histórico de Sabará para conhecer importantes pontos turísticos da cidade, sendo o primeiro o Chafariz do Kaquende abastecido pela nascente do Morro São Francisco, e que possui água cristalina.

Praça Melo Viana, Centro de Sabará

Em seguida foram à Igreja Nossa Senhora Do Rosário, que teve suas obras iniciadas em 1768 pela Sociedade dos Homens Pretos da Barra do Sabará, e que confere um marco muito importante da fé e resistência negra na cidade. No espaço, o grupo foi agraciado pelo emocionante depoimento da dona Consolação, uma das responsáveis pelas atividades na igreja.

Apresentação da história da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Ela contou ao grupo a história da construção da Paróquia, dos movimentos de resistência negra e emocionada, realizou um depoimento acerca da experiência de ter sido Rainha do Congado de Sabará e as responsabilidades em função do título.

A visita foi encerrada na praça da Câmara onde o grupo visitou o ateliê de um artista local, e apreciaram lojas de artesanato da cidade.