Entre os dias 4 de março a 20 de maio estarão abertas as inscrições para a XV edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, que ocorrerá de outubro a novembro de 2024. O Programa tem por objetivo promover o desenvolvimento da região por meio de uma rede de servidores públicos com vocação serviço abrangente e proativo. Além disso, por ocasião do 15º aniversário do Programa, uma reunião da Rede global acontecerá no final de novembro em Cartagena das Índias.

A Fundação Botín selecionará estudantes universitários que, entre outros requisitos, tenham um bom histórico acadêmico e um compromisso demonstrado com a transformação dos assuntos públicos em seus países, capazes de criar redes para o bem-estar da região.

Os benefícios incluem a cobertura todos os custos de traslados, hospedagem e alimentação durante o programa.

Para participar é preciso:

1. Possuir nacionalidade de algum país da América Latina;
  2. Ter registro ativo na UFMG e integralizado mais de 50% do curso até 30 de setembro, sem, ainda, ter finalizado o curso;
  3. Ter nascido entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2004;
  4. Possuir bom desempenho acadêmico;
  5. Possuir aval da UFMG por meio de carta de apresentação;
  6. Possuir proficiência na língua espanhola;
  7. Ter preenchido o formulário de inscrição e anexado toda a documentação solicitada pelo link.
  8. Serão valorizados o seu desempenho acadêmico, experiência profissional, participação em projetos sociais e associativos, bem como o seu interesse em contribuir para o desenvolvimento do seu ambiente, país e região.

O processo de inscrição é realizado integralmente pelo estudante.

A documentação requerida inclui:

1. Carta de aval da UFMG (deve ser solicitada pelo e-mail selecao@dri.ufmg.br);
  2. Declaração do candidato sobre a veracidade das informações apresentadas (modelo de declaração);
  3. Cópia do passaporte;
  4. Fotografia;
  5. Vídeo do YouTube de até 1 minuto respondendo às questões solicitadas pela organização (pautas para o vídeo);
  6. Certificado de nível de inglês ou espanhol. (Documento não obrigatório, mas recomendado).

O estudante deverá encaminhar o comprovante de matrícula 2024/1 e histórico escolar para o e-mail selecao@dri.ufmg.br, a fim de obter a carta de aval.

Todas as informações sobre o programa estão disponíveis em fundacionbotin.org

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail programaspbotin@fundacionbotin.org ou pelas redes sociais da Fundação Botín.