A III Jornada Internacional reunirá professores,  pesquisadores de diferentes instituições e palestrantes estrangeiros na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, entre os dias 21 e 24 de novembro, para discutir a crise contemporânea a partir de diálogos entre  Brasil e Índia. 

A subordinação da natureza ao consumo predatório motiva e resulta uma crise que atinge as esferas econômicas, políticas e sociais.

Espera-se que a análise das experiências indianas e brasileiras, particularmente seus povos nativos e/ou tradicionais, possa apontar caminhos e eventuais alternativas para enfrentar os desafios impostos ao mundo contemporâneo.

Em torno do tema “A natureza e o sagrado na crise contemporânea”, a programação prevê três mesas redondas, uma conferência de abertura sobre a temática central do evento e, também, oficinas gratuitas (sujeitas a inscrições prévias), além de dois espetáculos e apresentação de trabalhos de pesquisadores

A Jornada Internacional encerra o calendário anual do Centro de Estudos Indianos – CEI da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

Programação

O evento iniciará na noite do dia 21, com a conferência “A natureza e o sagrado na crise contemporânea”, proferida pelos Professores Dilip Loundo (UFJF) e Joaquim Monteiro (UFPB). A programação segue nos dias 22, 23, e 24 com mesas que abordarão os temas “Modernidades e Tradições: mudanças e resiliências”; “Diálogos interculturais: história e arte”; e “Natureza, Desenvolvimento e Utopias”.

Entre os palestrantes internacionais estão os professores Vinay Lal (UCLA), Sudhir Chella Rajan (IIT Madras) e Santhakumar V. Nair (Azim Premji University).

Nos dias 23 e 24, pelas manhãs, acontecem oficinas práticas de Música Indiana, Dança Indiana e Ayurveda. As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições estão disponíveis no site do evento.

O concerto “Musicalidades brasileiras e indianas” com os artistas Helder Araújo, Heloisa Feichas (UFMG) e Rashmi Bhatt (Auroville) encerra o evento.

O evento acontece no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas e conta com tradução simultânea para as mesas-redondas. As inscrições para participação no evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Jornada.

Cartaz eletrônico