Foi realizada, no dia 28 de setembro, a primeira reunião da Comissão responsável por elaborar a nova Política de Refugiados e Migrantes da UFMG. A Comissão, designada em agosto de 2018 pela Reitora da UFMG, Profa. Sandra Goulart Almeida, foi instituída com o propósito de alinhar as políticas de ingresso na Universidade a demandas sociais atuais, como é o caso da questão migratória.

Minas Gerais tem recebido um expressivo número pessoas que buscam refúgio para escapar de fenômenos como guerra, desastres naturais e crises políticas em seus países de origem. Levando em conta essa circunstância, a Comissão para a elaboração da nova Política de Refugiados e Migrantes da UFMG pretende conceber uma política de ingresso que considere as especificidades desse grupo: linguísticas, culturais, religiosas etc.

A fim de criar uma proposta que responda às demandas que têm despontado nesse cenário, a Comissão reuniu-se pela primeira vez, na Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, para discutir quais aspectos devem ser avaliados para a elaboração de procedimentos adequados à admissão de refugiados na Universidade. Na ocasião, foram analisados documentos diagnósticos e normativos relativos à questão dos refugiados no Brasil.

A segunda reunião da Comissão acontecerá em novembro e dará seguimento às discussões iniciadas na reunião inaugural. A previsão é de que em 2019 seja confeccionado o documento com a proposta que será encaminhada para a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), substituindo a Resolução 03/2004, referente à matrícula de alunos refugiados políticos nos cursos de graduação da UFMG.

A Comissão foi escolhida com base na área de atuação dos docentes que a compõem: Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG e Professor da Faculdade de Direito; Dawisson Belém Lopes, Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG e Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Carlos Henrique Borlido Haddad, Professor da Faculdade de Direito e Coordenador da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas; Cláudia Andrea Mayorga Borges, Pró-Reitora de Extensão e Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Benigna Maria de Oliveira, Pró-Reitora de Graduação e Professora da Faculdade de Medicina; Ulysses de Barros Panisset, Professor da Faculdade de Medicina e Coordenador do Centro de Relações Internacionais dessa unidade; Tarcísio Mauro Vago, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Rodrigo Vivas Andrade, Diretor de Ação Cultural e Professor da Escola de Belas Artes; e Leandro Rodrigues Alves Diniz, Professor da Faculdade de Letras e Coordenador Pedagógico de Português como Língua Adicional (PLA) na Faculdade de Letras.