professora de Economia na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Catherine Bruneau e o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Antônio Artur de Souza


Na sexta edição do Programa Cátedras Franco-Brasileiras voltado para a atuação na UFMG de professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino superior e de pesquisa a Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG foi representada.

A parceria entre a professora de Economia na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Catherine Bruneau e o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Antônio Artur de Souza se deu por meio da iniciativa da professora, que enviou um e-mail buscando parceiros para colaborar com seu projeto. O professor mostrou interesse, entrou em contato e juntos desenvolveram a proposta submetida e aceita pelo programa Cátedras Franco-brasileiras.

O projeto consistiu em examinar o desenvolvimento exponencial de grandes bases de dados econômico-financeiros e as novas tecnologias disponíveis para a análise do preço de ações de empresas no sistema financeiro. A professora Catherine, a fim de capacitar os pesquisadores que se interessaram no projeto, ministrou um curso de introdução à econometria financeira.

Durante sua estadia na UFMG a professora também ministrou a palestra intitulada “Which expectations should we have about a new world financial crisis?” na aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais, em que discutiu as expectativas do mercado e da academia em relação a uma possível nova crise mundial, abordando teoria econômica, macroeconomia e riscos.

Segundo o professor Antônio a parceria foi bastante proveitosa e eles já planejam um novo projeto de cooperação que submeterão à CAPES. “Esperamos dar continuidade a essa parceria, inclusive com participação de alguns de nossos alunos do curso de doutorado em Administração” afirma o professor.

Gerenciado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, a chamada do processo seletivo das Cátedras Franco-brasileiras é divulgada anualmente no site da DRI. Os docentes que tenham interesse em participar deste projeto podem acessar a chamada do ano passado para conhecer um pouco mais sobre a iniciativa.