Em mais um semestre de limitações impostas no trânsito internacional de estudantes, a UFMG se adapta e oferta novamente a mobilidade acadêmica em formato integralmente virtual. Na manhã do dia 06 de maio, estudantes de 26 instituições ao redor do mundo se reuniram para o Encontro de Orientação do Estudante Internacional para recepção e esclarecimento de dúvidas. Cerca de 30 estudantes acompanharão aulas e projetos ao longo dos próximos quatro meses.

A cerimônia de abertura, proferida pelo Diretor de Relações Internacionais da UFMG, professor Aziz Tuffi Saliba, ressaltou o passado e o histórico da instituição. “Em diferentes áreas do conhecimento, a UFMG possui cursos bem avaliados pelo MEC, classificados entre os melhores do país”, comemora. Ao longo de sua história, diversos são os indicadores que demonstram o impacto da universidade na sociedade brasileira, com destaque para os seis Presidentes da República no quadro de ex-alunos e o pioneirismo no registro de mais de 1000 patentes, o que marca a instituição como polo de inovação. Em tempos de pandemia, o sentimento perante as mais de 600 instituições parceiras é coletivo: “Esperamos em breve estar de volta ao nosso campus, com nosso abraço e calor humano, muito próprio ao povo mineiro”, finaliza o diretor.

Além dos estudos de graduação e pós-graduação, os estudantes estrangeiros cursam gratuitamente a disciplina Português como Língua Adicional, ministrada pelo professor Henrique Leroy, da Faculdade de Letras. A apresentação do curso ficou por conta da doutoranda em Estudos Linguísticos do Poslin/UFMG, Marina Reinoldes.

Já o acompanhamento dos estudantes ao longo do semestre é responsabilidade do Setor de Acolhimento, na responsabilidade da servidora técnico-administrativa Elaine Parreiras, que assegura o contato e recepção do grupo por meio de atividades e dinâmicas propostas ao longo do semestre. Destaque para o Programa de Apadrinhamento Internacional (‘buddy program’), que permite oportunidades na criação de laços de amizade e apoio aos estrangeiros por meio de estudantes brasileiros voluntários. Os demais trâmites administrativos relacionados à jornada na UFMG, desde a matrícula até o envio do certificado de notas, ficam a cargo do Setor de Admissão Internacional.

Formação Transversal em Estudos Internacionais

Ofertada semestralmente aos estudantes brasileiros e internacionais, a FTEI é composta por disciplinas optativas de graduação com enfoque internacional ou comparado e ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola, proporcionando um ambiente verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos e valorativos; compõe também os esforços por uma internacionalização em casa, conectando a comunidade internacional e os brasileiros regularmente registrados.