Com o intuito de orientar os padrinhos e as famílias que irão acolher os intercambistas que participarão da Semana do Estudante Intercambista 2015/1, o Setor de Acolhimento da DRI e o Programa Bem Vindo, organizaram uma sessão de orientações nos dias 21 e 22 de janeiro de 2015, no Auditório do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG.

A sessão iniciou com uma reunião que abordou diversos assuntos inerentes ao tratamento com os intercambistas tais como as formas de proceder com os alunos recém-chegados, o estabelecimento de uma comunicação saudável e os benefícios de acolher um estudante estrangeiro.

Todas essas questões foram iniciadas pela Professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, que também apresentou o papel da DRI nesse processo. Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento, juntamente com Junia Viana, bolsista do programa Bem Vindo, deram seguimento à reunião pautando sobre as diversidades culturais que serão enfrentadas, além de auxiliar no esclarecimento de dúvidas.

Da direita para a esquerda, Professora Miriam Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, D. Maria José, JuniaViana, Bolsista do Programa Bem Vindo, D. Maria Tereza Gomes, Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento, Christine Spadinger, D. Luzia Milagres, D. Eugênia Milagres, D. Eulina Magalhães, Sr.ª Nilce Soares e Sr. Sebastiao Soares.

No dia seguinte, dia 22, foram realizadas duas reuniões com os futuros padrinhos, uma no período da manhã e outra no período da tarde. Nas reuniões os padrinhos foram orientados sobre como auxiliar os intercambistas na retirada dos documentos, o papel do padrinho nas questões acadêmicas e a importância da troca de experiências culturais.

Professora Miriam Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento, e Junia Viana, bolsista do Programa Bem Vindo, no auditório do Instituto de Geociências da UFMG, na reunião com os padrinhos pela manhã.

Em ambas as reuniões os alunos puderam fazer perguntas sobre o programa e o projeto, além de sugerir melhores formas de contato com os seus futuros “afilhados”.

Nesta edição, o projeto contará com dois padrinhos para cada intercambista, proposta que tem o intuito de melhorar a adaptação do estudante estrangeiro em Belo Horizonte e na UFMG.

Reunião da manhã com os padrinhos.

Reunião da tarde com os padrinhos.

Confira estas e outras fotos na nossa página do facebook, disponível aqui.