Para iniciar as Atividades de Formação Multicultural (AFMC) do segundo semestre de 2023, o setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promoveu uma visita ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, localizado na Serra da Piedade (Caeté) para os estudantes internacionais e suas madrinhas e seus padrinhos  brasileiros.

As AFMCs são atividades extracurriculares que permitem aos intercambistas maior conhecimento dos espaços culturais e turísticos mineiros, além da interação  entre os participantes. A Serra da Piedade faz parte da Serra do Curral, correspondendo ao limite norte do Quadrilátero Ferrífero. Essa região tem um importante significado religioso, por abrigar a Padroeira de Minas Gerais, e é onde está localizada a menor basílica do mundo.

O passeio iniciou-se com uma caminhada desafiadora, o que  possibilitou maior contato dos estudantes com a flora local e a vista de belas paisagens. No alto da serra puderam admirar a vista do entorno, como a Casa dos Romeiros, o Cruzeiro, o Restaurante Panorâmico, o Observatório Astronômico da UFMG e a Igreja Abrigo de Nossa Senhora da Piedade, além da contemplação de nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

O Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG,  composto por Elaine Parreiras, Lívia Salles e Luísa Perini, que planeja, organiza e realiza as AAFMCs, agradece ao Santuário por ter recebido tão bem os estudantes e servidores da UFMG, além de manter os espaços naturais preservados.

Confira alguns depoimentos aqui.

Crédito: música: “Ho Hay” de BNegão & Seletores de Frequencia Licenciada sob Attribution – Noncommercial – Share Alike 3.0 Brazil License.