Minas Mundi

O Minas Mundi é um programa internacional que visa promover o intercâmbio cientifico e cultural entre a Universidade Federal de Minas Gerais e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando aos alunos de graduação da UFMG uma experiência acadêmica internacional, que integrará seu Curriculum e Histórico Escolar.

Quem pode participar:
Alunos de graduação da UFMG regulamente matriculados em cursos especificados nos editais anuais do programa publicados pela DRI e que tenham completado no mínimo 20% da carga horária total do seu curso no ato da inscrição.

Alunos que além das especificações citadas acima atendam aos demais requisitos para candidatura que porventura possam ser exigidas em edital.

Dicas:
Estudantes de graduação da UFMG interessados em participar de intercâmbio institucional no exterior devem se preparar com antecedência.

A apresentação do certificado de proficiência é imprescindível para que o aluno efetue sua inscrição no Programa Minas Mundi. É importante notar que os exames costumam ter datas predefinidas e os resultados não são entregues imediatamente. Portanto, fique atento às datas de inscrição e aplicação dos testes exigidos pelas instituições estrangeiras, uma vez que nem todas aceitam o certificado do CENEX/FALE. Para mais informações consulte o Edital do Programa.

Busque o máximo de informação sobre a Instituição, o país e a cidade para os quais você deseja ir.

Procure conversar com outros alunos que já realizaram intercâmbio através do Minas Mundi nas Universidades que você tem interesse, uma vez que eles podem lhe dar dicas valiosas para o seu intercâmbio.

AOS ESTUDANTES SELECIONADOS PARA O PROGRAMA MINAS MUNDI

Todos os estudantes selecionados devem providenciar passaporte o quanto antes. Para tanto, devem agendar horário no site da Polícia Federal.

Os excedentes devem aguardar eventuais convocações. Excedentes são chamados a ocupar vagas que surgirem até, no máximo, 3 meses antes do início do período de intercâmbio. Caso o excedente chamado a ocupar vaga não apresente o exame de língua exigido pela instituição estrangeira, ele será desclassificado.

Candidatos excedentes classificados pela FUMP como em situação de fragilidade socioeconômica somente receberão o auxílio do Fundo de Bolsas caso ocupem vaga de candidato(a) também classificado pela FUMP.

Edital Nº001/2016

Guia do Candidato Minas Mundi 2016/2017

Editais Anteriores

Edital Nº 001/2015  Errata

Edital Minas Mundi 2014

Adendo 01 Edital Minas Mundi 201

Errata 01 Edital Minas Mundi 2014

Errata 02 Edital Minas Mundi 2014

Edital Minas Mundi 2013

Adendo Edital Minas Mundi 2013

Errata ao Adendo do Edital Minas Mundi 2013

Adendo 2 Edital Minas Mundi 2013

Errata 2 Edital Minas Mundi 2013

Errata 3 Edital Minas Mundi 2013

 Errata 4 Edital Minas Mundi 2013

Edital Minas Mundi 2012